GGIM se reúne e debate segurança pública; ações serão intensificadas
27/04/2022 | 15h44
GGIM se reúne e debate segurança pública; ações serão intensificadas

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Limeira realizou, hoje (27), no Edifício Prada, a segunda reunião de 2022. A pauta, determinada pelo prefeito Mario Botion, debateu as ações das forças de segurança em diversas regiões do município, como no Jardim Cidade Universitária, Centro e Boa Vista. Também foram discutidas as atividades conjuntas, bem como as campanhas contra o cerol e as queimadas.

Participaram da reunião a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil), Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), José Aparecido Vidotti (Fazenda) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Adriano Vieira Braz, entre outros.

Entre as ações já realizadas no município está a ampliação das rondas na região da Cidade Universitária e de escolas; e operações conjuntas com ênfase em ferros-velhos, pessoas em situação de rua e roubos de veículos, sobretudo de motocicletas. “Dos últimos oito roubos de motocicletas registrados em Limeira, sete foram recuperadas por meio do trabalho conjunto das forças de segurança”, citou Wagner Marchi.

A presidente do Ceprosom também citou os resultados das ações em praças no centro com pessoas em situação de rua. Segundo Aucélia, em seis dias de atividades, 141 pessoas foram abordadas – dessas, 42 retornaram para suas casas, em Limeira e em outras cidades, e 11 foram internadas. “Nosso objetivo é expandir essas operações para as regiões periféricas da cidade”, explicou.

As campanhas “O Cerol Corta Vidas” e de combate a focos de incêndios e queimadas também foram abordadas durante o encontro do gabinete. Segundo Marchi, a campanha contra o uso de linhas com cerol ou chilenas é permanente, mas deverá ser intensificada a partir do próximo mês, com a chegada das férias escolares. Já as discussões relacionadas às queimadas também avançam para que as ações iniciem em breve.

“É uma determinação do prefeito Mario Botion, conforme as diretrizes do GGIM, para que ampliemos as ações conjuntas entre as forças de segurança, seja no combate aos crimes patrimoniais, crimes ambientais, pancadões, além das campanhas de conscientização. Os resultados das últimas operações são positivos e seguiremos intensificando essas ações”, enfatizou o secretário Wagner Marchi.

Também estiveram presentes o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Nilson Pasqualotto, o diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, o comandante da GCM, André Hailer, o capitão da PM, Herlon de Paula, o comandante do Corpo de Bombeiros, Erik Fernandes, o sargento dos Bombeiros, Lucas Rafael Lucena Vieira, o delegado da Polícia Civil, João Batista Vasconcelos, as conselheiras tutelares Lucimara Oliveira, Ludma Oliveira e Leilamar Oliveira, o representante do Conseg Central, Oscar Garcia, e o presidente do Conseg, Paulo Martins Pereira.