Limeira se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro
27/04/2022 | 15h42
Limeira se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro

Limeira renovou a participação no Mapa do Turismo Brasileiro. Isso ocorre após a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação atualizar a base de dados junto ao Ministério do Turismo. O mapa reúne municípios com real vocação turística, e que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, além de identificar necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.

“Limeira tem características promissoras na área do turismo, em especial o de negócios. Continuar no Mapa do Turismo é um reconhecimento que reforça nossa vocação, e nosso intuito é fomentar, cada vez mais, esse segmento, o que trará mais geração de emprego e prosperidade para nossa população”, enalteceu o prefeito Mario Botion.

Os municípios são classificados de A a E, com base no desempenho da economia do turismo local, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e a arrecadação de impostos federais derivados da atividade. Limeira se manteve na classificação B, resultado da estrutura, dos investimentos e do trabalho desenvolvido no setor nos últimos anos.

Para fazer parte do Mapa é necessário que o município pertença a uma região turística, composta por cidades que tenham entre si características similares. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Limeira faz parte da Região Turística Serra do Itaqueri, que inclui cidades como Brotas, Analândia e Águas de São Pedro.

Segundo o responsável pela pasta, Tito Almirall, essa revalidação é muito importante para que a cidade siga recebendo recursos para novos espaços, voltados aos visitantes e, sobretudo, à população. “Neste ano, os recursos para o turismo permitirão a construção de novos quiosques no Horto Florestal, além de outras obras nos parques municipais”, afirmou o secretário.

COMTUR

No mesmo processo, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), também obteve reconhecimento do Ministério do Turismo. A certificação, válida até abril de 2023, atesta que o conselho atende aos requisitos e critérios exigidos pelo Programa de Regionalização do Turismo e ressalta a força do segmento econômico no Município.