ANIVERSÁRIO
Ceprosom completa 54 anos com ações na assistência social
06/04/2022 | 17h14
Ceprosom completa 54 anos com ações na assistência social

O Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) comemora neste mês 54 anos de existência. A autarquia destaca-se no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, mas além da política de assistência social, outras ações são realizadas, como a gestão do Banco de Alimentos, capacitação para o mundo do trabalho e gestão do terceiro setor. “Para cada família precisamos ter um plano de trabalho indicando as necessidades e vulnerabilidades, seja com adolescente, idoso, deficiente, ou por uma questão de pobreza. Trabalhamos para garantir direitos e proteção social, mas também para provocar a emancipação desse indivíduo dentro do contexto social que ele está inserido”, afirmou a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

O Ceprosom é composto por uma equipe técnica multidisciplinar que atende de forma descentralizada nos equipamentos: Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Educacional “João Fischer Sobrinho” (áreas de deficiência visual e auditiva), Centro Pop e Centro de Acolhida (voltados à população em situação de rua), Centro de Referência do Idoso, Casa de Convivência (proteção integral a pessoas em situação de rua e desabrigo) e Casa da Mulher Vítima de Violência. O CADÚnico (Cadastro Único) possui atualmente 29.616 famílias cadastradas.

A autarquia também trabalha de forma conjunta com o terceiro setor. Hoje, são 21 entidades vinculadas ao Ceprosom, com serviços para idosos,  adultos, famílias, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

AVANÇOS

O prefeito Mario Botion ressalta a relevância da autarquia e os avanços dos últimos anos. “Agradecemos a todos que contribuíram para a construção do Ceprosom. Buscamos sempre a melhoria dos serviços prestados à população. Temos vários projetos que implantamos, como o Cartão Alimentar e a plataforma que controla a distribuição de cestas básicas em todo o município. Outro avanço significativo que está em andamento é a implementação dos sistemas que vão informatizar todo o setor de assistência social de Limeira”, enfatizou Botion.

VÍDEOS

A Secretaria de Comunicação Social produziu uma série de vídeos sobre os serviços prestados pela autarquia. A ideia é mostrar os projetos e a importância das ações para as pessoas atendidas. Os vídeos serão postados nas redes sociais da prefeitura.