MAIS VISÃO
Novo mutirão de catarata terá 3 mil cirurgias; ideia é zerar fila de espera
29/03/2022 | 16h53
Novo mutirão de catarata terá 3 mil cirurgias; ideia é zerar fila de espera
A quarta edição do Mais Visão, mutirão de consultas e cirurgias oftalmológicas da Prefeitura de Limeira, já tem data certa para começar. A partir de amanhã (30), toda a estrutura de atendimento estará na UPA 24 Horas “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, que fica na Rua Waldemar Panaro, 500, no Parque Res. Abílio Pedro. A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar 3 mil cirurgias durante essa nova edição.

“Agora, com a diminuição dos casos de Covid, estamos conseguindo retomar as cirurgias de catarata e temos certeza de que os pacientes ganharão ainda mais qualidade de vida após o procedimento. As edições anteriores do Mais Visão foram um sucesso e esta também será. A visão faz toda diferença na vida de todos nós”, destacou o prefeito Mario Botion.

Para tanto, a Secretaria de Saúde iniciou contato com os pacientes para os agendamentos. A prioridade são as pessoas já atendidas em mutirões anteriores e que estavam na fila de espera para a cirurgia de catarata ou de pterígio. Nesses casos, os pacientes passarão novamente por consulta, e as cirurgias, agendadas a partir de 5 de abril. As cirurgias e o pós-operatório irão ocorrer na própria UPA.

A equipe de profissionais do Mais Visão segue o padrão das edições anteriores. É formada por oftalmologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Já a estrutura abriga dois consultórios, sala para pré-consulta, sala de exames e escritório. A capacidade de atendimento será de 250 pacientes por dia.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, informou que a retomada do programa objetiva zerar a fila de consultas na especialidade, além de oferecer cirurgias para os pacientes remanescentes de mutirões anteriores.

“Com a redução dos casos de coronavírus, iremos agora concentrar nossos esforços para diminuir a demanda reprimida na área de saúde”, observou Vitor Santos. “E uma das áreas mais sensíveis são os atendimentos oftalmológicos”, frisou. Atualmente, 3.500 pacientes aguardam consulta com oftalmologista e outros 528 esperam por cirurgia.

A exemplo das outras edições, o programa é realizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas - Norte (Cismetro). Em 2019, o Mais Visão contabilizou 3.637 consultas e 894 cirurgias, enquanto em 2020, foram 1.989 consultas e 1.288 cirurgias.

A diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, ressalta que todas as consultas para o Mais Visão serão agendadas pela pasta, ou seja, não haverá atendimento à demanda espontânea. “O munícipe que precisa de consulta com oftalmologista deve dirigir-se primeiramente à UBS mais perto de sua casa”, frisou.

Os pacientes agendados para participar do Mais Visão devem comparecer à UPA no dia e no horário informados previamente. Além disso, devem apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. Com exceção de amanhã, o atendimento será de terça a domingo, das 7h às 18h. Por se tratar de ambiente de saúde, é obrigatório o uso de máscara de proteção.