Notícias
MEIO AMBIENTE
Praça Toledo Barros recebe Mutirão da Eficiência Energética
17/03/2022 | 15h43
Praça Toledo Barros recebe Mutirão da Eficiência Energética

A população que passou pela Praça Toledo Barros na última semana pode participar das ações do Mutirão de Eficiência Energética, realizado pela empresa concessionária Neoenergia Elektro, com apoio da Prefeitura de Limeira. A Unidade Móvel Educativa esteve no local entre os dias 8 e 10 de março, com três projetos desenvolvidos por meio do Programa de Eficiência Energética. A atividade ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Eficiência Energética, celebrado em 5 de março.

 

Outra iniciativa que integrou o mutirão foi o programa Energia Mais Eficiente. Por meio dele, os clientes da concessionária puderam trocar até cinco lâmpadas convencionais (incandescentes ou fluorescentes compactas) por modelos de LED, até 40% mais econômicas. Para a secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Simone Zambuzi, essa ação é importante já que garante que as lâmpadas descartadas terão destinação correta, evitando contaminação do solo e de lençóis freáticos.

 

Foram realizados os Projetos Aulas de Energia, Energia com Cidadania e Vale Luz. Os visitantes puderam acompanhar experiências como um circuito que mostra equipamentos vilões da energia. Também foram demonstrados os materiais que são bons e maus condutores de energia, por meio do Gerador de Van de Graaff, aparelho para o estudo experimental da eletrostática.

 

O chefe da divisão de Iluminação Pública, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Antonioni Rosada, ressalta que em todas as atividades do cotidiano é possível implantar ações de eficiência energética e o uso racional da energia. De acordo com ele, essas ações colaboram com o meio ambiente e ainda contribuem com a redução de custos financeiros.

Notícias recomendadas para você