FISCALIZAÇÃO
Entenda como a Prefeitura de Limeira zela pela qualidade da água fornecida à população
11/03/2022 | 18h11

A Prefeitura de Limeira acompanha de perto a qualidade da água que abastece a cidade. Para esse trabalho, há o monitoramento das análises feitas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que é gestora do contrato de concessão, e pela BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento no município.

Mensalmente, a Visa coleta 35 amostras de água, em diferentes pontos da cidade. Essa coleta ocorre em dias distintos, a fim de detectar eventuais variações do padrão de qualidade ao longo do mês. Segundo a gerente da Visa, Renata Martins, a coleta ocorre geralmente onde há grande incidência de consumo, como escolas, hospitais ou centros comunitários.

Outro fator levado em conta para a definição do local de coleta das amostras é o distanciamento da estação de tratamento e armazenamento de água da concessionária. A captação das amostras ocorre preferencialmente nos pontos finais da rede. “Com essa estratégia, é possível verificar se o cloro está atendendo o final do sistema de abastecimento”, frisou Renata.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz. “Só no ano passado, foram 420 análises”, comentou a gerente. No laboratório, a água é analisada de acordo com alguns parâmetros, como pH, cloro residual livre, presença de Escherichia coli, turbidez, níveis de flúor, condutividade e cor.

Esses parâmetros, conforme Renata, são estabelecidos pela Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde (MS). “Com base nesses resultados posso afirmar que a água fornecida aos limeirenses atende a todos os critérios de potabilidade”, enfatizou. Caso alguma análise não esteja em conformidade, cabe à Visa autuar a concessionária e tomar demais providências cabíveis.

MANANCIAIS

A água que abastece Limeira é captada nos mananciais do Rio Jaguari e do Ribeirão Pinhal. Na sequência, é encaminhada à Estação de Tratamento de Água (ETA) da BRK, onde passa por todas as fases de tratamento. Antes de ser distribuída à população, essa água também é analisada pela concessionária, em laboratórios próprios e terceirizados, estes últimos, certificados pelo Inmetro. Já na rede de abastecimento, a BRK atende a um complexo sistema de avaliações, a fim de certificar a potabilidade da água.

Paralelamente às testagens da Visa e da BRK, a qualidade da água também é verificada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. As amostras são coletadas em diversos pontos do município, que variam desde a “entrada da rede” até pontos mais distantes, como os bairros Tatu e São João. Feita a coleta, as amostras seguem para laboratórios terceirizados, certificados pelo Inmetro.

Serviço:

A população pode consultar o resultado das análises da BRK no site da concessionária, o endereço é: www.brkambiental.com.br/limeira.