ESPAÇO DO BEM
Roberta Botion inaugura local para ações voluntárias
10/03/2022 | 17h02
Roberta Botion inaugura local para ações voluntárias

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, inaugurou nesta quinta-feira (10) o Espaço do Bem. O projeto, sediado na Biblioteca Pedagógica no Parque Cidade, é um local dedicado a ações voluntárias, que vão desde a fabricação de roupas e acessórios para pessoas em situação de vulnerabilidade social até a realização de oficinas sobre os mais variados temas.

Acompanharam o lançamento da iniciativa, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares, conselheiras do Fundo Social e integrantes do voluntariado limeirense.

Roberta Botion destacou que o projeto é uma continuidade da Loja do Bem, que funcionou em 2019 no Pátio Limeira Shopping como uma ação da Campanha do Agasalho. “Depois de um período de espera por conta da pandemia, estou muito feliz por desenvolver novamente esse trabalho, e com o apoio dos voluntários, ajudar o próximo”, afirmou. “Agradeço a Deus por essa oportunidade”, completou. Para essa retomada, ela contou com a parceria da Secretaria de Educação, da Biblioteca Pedagógica e da Central de Voluntários.

Segundo Roberta, o Espaço do Bem trata-se de um local permanente, que irá acolher os voluntários. Nesse ambiente, serão confeccionadas colchas de patchwork, roupinhas para bebês, artigos de tricô e crochê, objetos decorativos, entre outros. Quem não tem conhecimento na área poderá aprender com as demais voluntárias ou por meio de oficinas. “Teremos muitos cursos de trabalhos manuais, e posteriormente, esse conhecimento poderá ser revertido como fonte de renda pelas participantes”, comentou Roberta.

Outra possibilidade de colaborar, conforme Roberta, é sendo voluntário ou fazendo doações de materiais de costura, como linhas, tecidos, botões e até mesmo de retalhos - matéria-prima do patchwork e do fuxico. “Teremos muitos projetos e usaremos a criatividade para produzir diversos artigos”, observou. Os itens produzidos no Espaço do Bem serão repassados para as entidades.

Outra novidade anunciada pela presidente do Fundo Social é que as alunas poderão vender os produtos que aprenderam a produzir em uma barraquinha na Feira de Artes, que ocorre todos os sábados, na praça Toledo Barros.

A primeira oficina do Espaço do Bem já tem data certa para começar: dia 4 de abril, e será voltada às gestantes. A oficina será oferecida em parceria com a Pastoral da Criança. A coordenadora da Pastoral, Maria José Furlan, conhecida como Zezé, falou sobre o projeto com o Fundo Social. “Esse será verdadeiramente um espaço do bem, uma ação que irá ajudar desde o recém-nascido até os idosos”, enfatizou.

Já Dalva Batistussi, de 77 anos, disse que estava ansiosa pela retomada do projeto. Com uma história de vida dedicada ao voluntariado, principalmente como gestora do Nosso Lar, ela elogiou o papel desempenhado pelo Fundo Social. “Temos que agradecer a Roberta Botion pela atuação profícua em prol dos menos favorecidos. Essa é mais uma oportunidade para agregar pessoas, que trabalharão e estenderão as mãos a serviço do bem”, concluiu.

Outra oficina já programada é a de fuxico, que será ministrada pela arquiteta,  artesã, influenciadora digital e também voluntária, Gabriella Aude. Há oito anos produzindo conteúdo sobre decoração dentro do conceito “faça você mesmo” para um canal no Youtube, ela disse que sempre teve o desejo de trabalhar como voluntária. “Estou feliz com a possibilidade de ajudar o próximo”, resumiu.

SERVIÇO:

O Espaço do Bem funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sala localiza-se na Biblioteca Pedagógica, que fica dentro do Parque Cidade, na entrada da Rua João Kühl Filho, s/nº - Vila São João.