Notícias
SAÚDE DA ADOLESCENTE
UBS leva discussão sobre "Dignidade Menstrual" a alunas da rede estadual
04/03/2022 | 17h53
UBS leva discussão sobre

“Dignidade Íntima” é o tema da palestra que marcou nesta sexta-feira (4) o início de uma ação entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Graminha e a Escola Estadual Jd. Paineiras, em Limeira. O tema será abordado todas as sextas-feiras de março, com alunas de 10 a 16 anos. Hoje foi a vez das estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, que ganharam um kit com absorventes.

A enfermeira e coordenadora da UBS Graminha, Carina Opsfelder Baptistella, contou que a iniciativa é um desdobramento do curso “Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo”, oferecido pela Unifesp. Ela relatou que o curso faz parte de uma política pública voltada aos adolescentes, que visa a capacitação e atualização dos profissionais das unidades de saúde. “A ideia é trabalhar esses temas com o público adolescente”, comentou. 

Para tanto, Carina relembra que o primeiro passo foi colocar uma “caixa de sugestões” na escola, em que as alunas poderiam propor temas para serem abordados pela equipe da UBS. “A questão da dignidade íntima foi a primeira a ser escolhida pelas adolescentes”, disse. 

Além de Carina, a palestra foi ministrada pela assistente social Andreza Daniela Costa, que também fez o curso da Unifesp. Na conversa com as alunas, foram abordados aspectos como o ciclo menstrual, higiene íntima e uso correto de absorventes. “São assuntos que, muitas vezes, as meninas não têm com quem conversar ”, observou Carina. “Precisamos quebrar esse tabu relacionado à menstruação, que é algo normal na vida da mulher”, completou. 

A professora de Arte Roseli de Paula Silva, que até o ano passado coordenava o Ensino Fundamental da escola, endossou a afirmação da enfermeira. “Boa parte das adolescentes não encontra espaço para discutir esses assuntos dentro de casa. Essa iniciativa é uma oportunidade para que elas possam receber informação de qualidade e tirar as dúvidas”, frisou ao lado da coordenadora atual, Maria Auxiliadora de Medeiros Amaral. 

Dentre as alunas que assistiram à palestra estava Laila Magalhães Silva, de 13 anos. Ela afirmou que achou “interessante” o tema. “Muita gente não gosta de falar sobre esse assunto”, disse. Outra colega, Bruna Cabral, da mesma idade, também gostou da iniciativa. “É importante esse tipo de discussão”, comentou. 

Notícias recomendadas para você