EMCEA
Alunos de História da Arte estudam Semana da Arte Moderna
18/02/2022 | 13h48
Alunos de História da Arte estudam Semana da Arte Moderna

Os alunos do curso de História da Arte, da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”, iniciaram o ano letivo, nesta quarta-feira (16), em encontro com a temática dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O equipamento pertence à Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Com aulas ministradas pela professora e artista plástica Lea Moraes, os alunos puderam homenagear a importante data nas dependências do Museu Major José Levy Sobrinho, na presença da pintura “Os Gatos”, de Di Cavalcanti, peça que compõe o acervo do Museu.

O interesse sobre a temática partiu da aluna Aline Tamashiro e a ideia de dialogar sobre o assunto, a partir da obra de Di Cavalcanti, foi uma proposição dada pela professora Lea. “Aline  demonstrou o interesse em falar sobre a Semana de Arte Moderna e realizar isso, diante da obra de um artista tão atuante no contexto histórico do evento, se tornou um privilégio e uma grande oportunidade a ser oferecida aos alunos. No encontro, apresentamos o conceito histórico e artístico da Semana de 22, aspectos culturais e sociais que levaram à manifestação, bem como sua importância para o cenário  cultural do país, tanto para as artes visuais como para a literatura”, explicou Lea.

Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, esse tipo de atividade, envolvendo os departamentos que fazem parte da Secretaria de Cultura, além de contribuir com o enriquecimento artísticos dos alunos, propõe um intercâmbio setorial também. "A cidade conta com espaços muito especiais e queridos pela população limeirense, nem tão conhecidos assim como o principal palco nosso, que é o Teatro Vitória. A Emcea e o Museu são dois excelentes exemplos ativos; valorizá-los sempre é nossa meta", declarou.