SEMANA DE ARTE MODERNA
Crianças viram artistas em oficina realizada no Museu
17/02/2022 | 14h19
Crianças viram artistas em oficina realizada no Museu

O centenário da Semana de Arte Moderna tem sido celebrado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com programação especial. Uma delas é a oficina que acontece no Museu Major José Levy Sobrinho, para crianças de 6 a 10 anos.

A atividade “Pintando com ‘Di’” traz a exposição da obra original “Os Gatos”, do artista modernista Di Cavalcanti, e que pertence ao acervo do Museu. “O interior de São Paulo teve uma participação importante nos eventos do modernismo, visto que os artistas são filhos de cafeicultores do interior paulista. Ter em acervo  a obra  de Di Cavalcanti, artista que fez parte deste importante movimento, impulsionou a realização desta atividade”, explicou a diretora do Departamento de Memória e Centro de Ciências, Adriana Pessatte Azzolino.

O secretário de Cultura José Farid Zaine, representando o prefeito Mario Botion, visitou a atividade e a elogiou. “A data que marca o centenário deste importante evento deve ser celebrada. A oficina vem para coroar esta lembrança e apontar sua importância”, disse.

Após apresentação feita por vídeo documental, os alunos da EMEIF Aracy Nogueira Guimarães vivenciaram a experiência de pintar sua própria obra. Em um ambiente lúdico e com cores vibrantes, as crianças puderam se inspirar nas características do período e criar sua arte. Vitória Emanuele tem 10 anos e contou sua experiência como artista. “Achei muito impressionante, foi a primeira vez que fiz uma pintura em tela. Mas já é a segunda vez que visito o museu com a escola. Eu gosto de pintar, então achei muito legal”, concluiu. Luan H. Cordeiro, 10, também contou sobre o processo de sua arte. “Olhei a pintura e comecei a pintar pelo gato, porque gato é fofinho”, disse.

A professora de Artes, Barbara dos Santos, foi a responsável por trazer as crianças à oficina. Para ela, é importante que o vínculo com o Museu seja criado ainda na infância. “É importante que venham ao Museu para aprender a cuidar daquilo que é deles, pois o Museu é nosso. Ele é parte da vida das crianças. Este olhar de vivenciar faz a diferença, porque assim eles vêem na prática aquilo que estudamos em sala”, disse. “O Museu não é só antiguidade, também é lugar de modernismo, de múltiplos movimentos e linguagens”, finalizou a diretora Adriana.

A oficina segue até sexta-feira (18), mas já conta com as vagas preenchidas. O Museu fica na rua Boa Morte, 471, Centro. Mais informações pelo telefone 3442-1707.