Notícias
MEIO AMBIENTE
Parceria possibilita plantio de 690 árvores próximo a nascente na área rural
11/02/2022 | 16h19
Parceria possibilita plantio de 690 árvores próximo a nascente na área rural

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, indicou o Sítio Santo Antônio, do produtor rural Francisco Delgado, para receber o plantio de 690 árvores de espécies nativas para reflorestamento de uma Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no início deste ano. Trata-se de cumprimento de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), em que uma empresa realizou compensação ambiental em razão da remoção de 46 árvores exóticas para construção de empreendimento. Pela legislação, devem ser plantadas 15 mudas para cada árvore exótica suprimida e 25 mudas para cada árvore nativa. 

A secretária Simone Zambuzi ressalta que será o primeiro plantio oriundo de TCRA na área rural de Limeira. O Departamento de Política Ambiental (DPA) passou a priorizar essas áreas com o objetivo de promover a conservação dos recursos hídricos. Neste caso, as mudas foram plantadas ao redor de uma nascente que existe na propriedade, que fica no bairro Barbozão e integra a bacia hidrográfica do Ribeirão Pinhal. Dessa forma, contribui com a qualidade e quantidade de água para o abastecimento de todo o município. 

Simone ainda afirma que esta ação não traz nenhum tipo de custo ao proprietário, que deve estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Essa iniciativa de aproximar as empresas dos pequenos produtores é muito vantajosa para eles, já que auxilia na recuperação das áreas de preservação permanente”, diz. Os interessados em disponibilizar áreas de sua propriedade rural para plantios futuros, devem entrar em contato com o DPA por meio do telefone 3442-9628.

Notícias recomendadas para você