ADIMC
Limeira é representada no Fórum da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura
10/02/2022 | 10h13

O secretário de Cultura José Farid Zaine foi indicado pelo prefeito Mario Botion para representar Limeira na ADIMC – Associação de Dirigentes Municipais de Cultura, durante o Fórum de Cultura, realizado na noite de segunda-feira (7), com o tema “ADIMC – O papel da entidade no cenário e desafios da Cultura em 2022”.

O evento contou com a expressiva participação de 100 municípios e falas da diretoria atual, como as do presidente Marcelo Peroni, de Jundiaí (SP); de Regis Berretta, de Porto Ferreira (SP); e Gabriel Rapassi, de Campinas(SP); que enalteceram a adesão dos municípios para este novo ciclo da entidade. Renata Cabrera, de Jarinu (SP), relatou as dificuldades que muitos municípios enfrentaram na implantação da Lei Aldir Blanc. Os temas principais, além dos rumos da entidade para 2022,  foram as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e também as considerações sobre o Sistema Municipal de Cultura.

O secretário de Cultura de São Leopoldo (RS), Pedro Vasconcellos, um dos articuladores para o avanço da implantação da Lei Paulo Gustavo, também teve seu momento de fala.

Farid, representando o município, apresentou, na ocasião, o pedido feito ao deputado Miguel Lombardi para que o deputado federal por Limeira e região apresentasse um requerimento solicitando à Câmara dos Deputados a inclusão imediata da Lei Paulo Gustavo na pauta de votações, uma vez que ela já foi aprovada no Senado.

Farid pediu ainda aos representantes dos 100 municípios participantes que fizessem o mesmo em suas regiões, disponibilizando o modelo de requerimento feito por Miguel Lombardi, inclusive protocolado na semana passada pelo deputado. Pedro Vasconcellos reforçou a importância dessa ação.

Pela região, participou ainda a diretora de Cultura de Iracemápolis, Dalila Lamour, que falou sobre a implantação do Plano Municipal de Cultura na cidade, tendo Farid Zaine colocado à disposição do vizinho município as realizações que Limeira já completou nesse quesito, inclusive com o Plano Municipal de Cultura já encaminhado pelo prefeito Mario Botion à  Câmara Municipal, aprovado e já em vigor.

Os encontros da ADIMC têm sido virtuais. Para as próximas reuniões, que forem possíveis de serem realizadas presencialmente, o secretário Farid, com a anuência do prefeito Mario Botion, coloca a cidade à disposição, tendo a oferta sido recebida com carinho por todos.