SISTEMA LED
Mario Botion anuncia novo modelo de iluminação pública; economia será de 57%
06/01/2022 | 18h34
Mario Botion anuncia novo modelo de iluminação pública; economia será de 57%

O prefeito Mario Botion anunciou nesta quinta-feira (6) durante entrevista coletiva a modernização completa do parque de iluminação pública de Limeira. Todo o sistema convencional de ruas, avenidas e demais vias da cidade será substituído pelo sistema Led. “As melhorias serão muitas, principalmente, em relação a sensação de mais segurança”, afirma Botion. A execução dos serviços deverá ser concluída em um prazo de um ano e meio, isso após a licitação pública – que deverá ser aberta em 15 dias, conforme prevê o secretário Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos). O município economizará 57% com a conta de iluminação.

Dagoberto fez a apresentação do projeto. Ele mencionou nove benefícios que o município e o cidadão terão com o novo sistema: melhorar a visibilidade noturna; reduzir acidentes noturnos; distribuir uniformemente (a iluminação) a todos os bairros; auxiliar a segurança pública; valorizar as propriedades e fachadas; facilitar o tráfego e pontos de travessia; eficiência do novo parque com redução de energia; eficiência do novo parque com maior projeção de luz; e identificação de vias.

De acordo com o secretário, o município passará a ter uma economia de 57% com a implantação do sistema Led. O consumo atual é de 5.148,817 kwh; já com o novo modelo, ele cai para 2.209,654 kwh. Em valores, a diminuição mensal será de R$ 1 milhão para R$ 430 mil.

FUNDO DO CLIMA

Para executar a substituição do sistema de iluminação pública na cidade, o município obteve um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), em condições bastante positivas. O prefeito Mario Botion informou que Limeira foi o primeiro município do país a obter 50% da linha de crédito junto ao Fundo do Clima, em que o juros é metade do convencional. Com isso, na média a taxa será de 4,87%, com uma carência de dois anos para o início do pagamento.

Botion destacou que isso foi possível pelo fato de o município estar em ordem com as suas finanças, tanto no aspecto fiscal quanto econômico. “Alcançamos um patamar exemplar de regularização financeira, o que possibilitou o financiamento nessas condições”, observou. Parte dos pagamentos do financiamento será compensada com a economia que o novo sistema acarretará na conta de iluminação pública do município.

O prefeito elogiou o trabalho do secretário José Aparecido Vidotti (Fazenda) e a equipe da pasta pelo trabalho de regularidade financeira do município. Toda a parte técnica do projeto foi desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Iluminação Pública.

Botion ainda agradeceu ao deputado federal Miguel Lombardi, que estava presente na coletiva. O prefeito lembrou que as questões técnicas do projeto de implantação do novo modelo e também toda a regularidade financeira foram feitas pelo município, mas que a atuação no campo político do deputado junto ao BNDES foi fundamental. “Foi um trabalho correto e honesto que acelerou esse processo”, destacou.

Também estiveram presentes na coletiva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários, Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Simone Zambuzi (Meio Ambiente), José Farid Zaine (Cultura) e Maria Aucélia Damaceno (Ceprosom), e os vereadores Lu Bogo (presidente interina da Câmara), Mariana Calsa e José Roberto Bernardo.