TRIBUTOS
Pagamento à vista de IPTU terá desconto de 10% em 2022
22/12/2021 | 19h11
Pagamento à vista de IPTU terá desconto de 10% em 2022

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista (em cota única) do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) terá um desconto de 10% referente ao exercício de 2022. É isso o que prevê um decreto assinado pelo prefeito Mario Botion que será publicado na edição desta quinta-feira (23) do Jornal Oficial do Município.

Por meio de um outro decreto, que também será publicado na edição de amanhã do Jornal Oficial do Município, fica estabelecida uma correção na ordem de 10,74% do IPTU em 2022. O percentual é baseado na inflação de dezembro de 2020 a novembro de 2021, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicativo que serve de parâmetro para as atualizações de tributos do município.

O secretário de Fazenda, José Aparecido Vidotti, lembra que o imposto está apenas sendo corrigido pela inflação, sem qualquer aumento real. Segundo ele, o contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única do tributo não terá nenhum impacto com a correção. “O desconto anula a correção”, afirma Vidotti.

A exemplo de anos anteriores, o IPTU de Limeira será lançado com vencimentos previstos de abril a dezembro. A cota única com desconto deverá ser paga em abril, mês de vencimento da primeira das nove parcelas do tributo. A data de vencimento segue o número de inscrição do imóvel.

Nos primeiros meses do ano, os carnês são impressos e distribuídos para os contribuintes em endereços que constam no cadastro dos imóveis da Prefeitura.