EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Prefeitura lança campanha Natal Sustentável
16/12/2021 | 16h56
Prefeitura lança campanha Natal Sustentável

Durante as celebrações de fim de ano, aumenta a geração de resíduos e o desperdício. Pensando nisso, a Prefeitura de Limeira lança nesta semana a campanha de educação ambiental Natal Sustentável, que consistirá em postagens nas redes sociais com dicas e orientações de consumo consciente, destinação adequada de resíduos e aproveitamento de alimentos.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que o objetivo da campanha é mostrar que é possível confraternizar com menos impacto ambiental. Entre as sugestões, estão reutilizar os enfeites natalinos e preferir aqueles produzidos a partir de materiais reciclados. Além disso, a regra é sempre fugir dos plásticos, seja na embalagem de presente - optando pelo papel ou tecido, seja nos utensílios - optando por copos, pratos e talheres de materiais duráveis como louça, vidro e metais. “As pequenas ações fazem toda a diferença”, afirma Simone.

A preparação dos alimentos para a ceia também pode ser sustentável. A dica é que a família se organize para preparar o suficiente de acordo com a quantidade de convidados, evitando desperdícios. Comprar de pequenos produtores locais e optar por alimentos da estação, como tomate, cenoura, rúcula e almeirão, além das frutas ameixa, damasco, lichia e romã, garante mais sabor nas refeições. No dia seguinte, fazer receitas diferentes com aproveitamento das sobras pode surpreender positivamente.

Outra proposta da campanha é adotar um estilo de vida com menos coisas em casa. Se comprar uma roupa nova ou um brinquedo novo para as crianças, quer dizer que alguma coisa usada pode ser doada. “Aquilo que está na nossa casa e que não estamos usando, pode ser muito bem aproveitado por outras pessoas e isso é muito bom para o meio ambiente”, diz a secretária.

Simone também reitera a importância da destinação correta dos resíduos gerados nas festas. “O material reciclável deve ser encaminhado à coleta seletiva ou a um ecoponto. Já o resíduo orgânico deve ser colocado nas lixeiras, no caso da área urbana, e nas caçambas, no caso da área rural”, orienta.