INCLUSÃO
Proesa ganha troféu pela atuação em programa das Olimpíadas Especiais
14/12/2021 | 17h59
Proesa ganha troféu pela atuação em programa das Olimpíadas Especiais

Atletas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Prefeitura de Limeira, receberam na tarde desta terça-feira (14) um troféu pela participação no programa “Missão Inclusão”. A iniciativa é das Olimpíadas Especiais Brasil, com apoio do Lions Clube, que também premiou a Aril e a Apae, além das Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Os integrantes do Proesa e das entidades foram recepcionados pelo prefeito Mario Botion em uma cerimônia realizada no Paço Municipal. Compareceram ao evento, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, a assessora Especial de Gestão Pública da pasta, Ângeli Polatto Boaventura, professoras do Proesa, e ainda, Luiz Henrique Beraldo (Missão Inclusão), Adilson Fernando Sorg (Aril), Luis Dias (Apae) e Rodrigo de Campos Rodrigues (Olimpíadas Especiais Brasil).

A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia pelas entidades, que atingiram os objetivos propostos pelo programa. Nesse sentido, Botion agradeceu aos profissionais e aos alunos que se reinventaram durante o distanciamento social imposto pela pandemia. “Algumas mudanças desse período vieram para ficar e as atividades remotas das Olimpíadas Especiais proporcionaram a criação de um vínculo maior entre professores, atletas e familiares”, afirmou.

O “Missão Inclusão” dividiu-se em dois projetos, “Inclusão é Ação” e “Caçadores de Inclusão”. Para cumprir os desafios propostos, os atletas especiais precisaram executar atividades físicas, como caminhadas e corridas, e enviar vídeos e fotos das tarefas aos organizadores. Como as ações envolviam também a participação de atletas sem deficiência, a iniciativa contou com o apoio dos alunos do curso de Educação Física da Einstein.

Resgatando a trajetória do prefeito, de dedicação ao terceiro setor, Zanon ressaltou o empenho do governo Botion para incentivar e fortalecer as ações voltadas ao esporte inclusivo. Em setembro, por exemplo, foram entregues bicicletas e triciclos novos para incrementar as aulas de ciclismo adaptado do Proesa. Ele ainda observou a importância da união entre as entidades em prol do esporte.

Beraldo, por sua vez, comentou que essa interação também é visível entre os familiares dos atletas, que desempenham papel relevante nas atividades esportivas. Ele enfatizou ainda que Limeira é hoje uma referência no esporte adaptado e que esse êxito deve-se à parceria entre atletas e seus familiares, instituições e governo. “As Olimpíadas Especiais vieram coroar o trabalho que já era realizado aqui no município”, frisou.

Segundo Ângeli, os alunos do Proesa envolveram-se ativamente nas atividades do “Missão Inclusão”. Ela também relatou que durante a pandemia, os professores tiveram a oportunidade de participar de uma série de capacitações on-line, promovidas pelas Olimpíadas Especiais. Atualmente, o Proesa atua nas modalidades de ciclismo, goalball, natação, ginástica rítmica, futsal, vôlei e hidroginástica.

PREMIAÇÃO

Os troféus foram entregues às entidades pelos chamados “atletas líderes”, ação das Olimpíadas Especiais que visa o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais para que eles sejam protagonistas. São eles: Luisa Schenke, Stefano Zovico e Erika Raiza Coimbra, do Proesa, Ana Meyer, da Aril, e Nicoli Albuquerque, da Apae. O atleta especial Danilo Cesar, da Apae, também acompanhou a premiação. Na ocasião, Botion foi homenageado com a “Flâmula das Olimpíadas Especiais”, entregue pelo Comitê Rota das Bandeiras/Lions Clube.