Câmara promove debate sobre violência à mulher deficiente
10/12/2021 | 19h35
Câmara promove debate sobre violência à mulher deficiente

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ministrou a palestra sobre "Violência contra a Mulher Deficiente", durante evento realizado na Câmara Municipal, na quinta-feira (9). O encontro faz parte dos "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher", realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire. Ex-deputada estadual, Célia Leão é cadeirante.
O prefeito Mario Botion compareceu na Câmara durante o evento. Botion elogiou a iniciativa. "Essa discussão deve ser permanente, pois a violência contra a mulher é algo inadmissível", afirmou. O prefeito ainda reforçou solicitação à secretária Célia Leão, feita anteriormente pela vice-prefeita, Erika Tank, para que Limeira receba o programa do governo estadual "Cidade Acessível".
A reunião foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá. A mesa foi composta por Erika Tank, pela vereadora Isabelly Carvalho (que preside a comissão organizadora dos trabalhos) e pela secretária Célia Leão.
Durante a palestra, Célia Leão fez relato das dificuldades encontradas pelas mulheres para obter conquistas ao longo do tempo. Ela citou a ex-deputada e ex-vereadora Elza Tank,  que iniciou luta em defesa da mulher, trabalho hoje efetuado por sua filha, Erika.
Célia Leão destacou os cursos gratuitos oferecidos pela secretaria que comanda, direcionados para mulheres deficientes. Erika, por sua vez, mencionou as políticas públicas para diminuir a distância entre a mulher agredida e a efetividade da Lei Maria da Penha, destacando o trabalho da "Rede Elza Tank".
Também estiveram presentes no evento, a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, a vice-prefeita de Cordeirópolis, Fátima Celin, os vereadores que fazem parte da comissão, Betinho Neves e Everton Ferreira, além de Lu Bogo; Adriana Casimiro, diretora da área de DV e DA do Centro Educacional João Fischer Sobrinho; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maira Santana, Douglas Aparecido Antonio, o  Robinho, chefe  de Divisão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Alexandro Fonseca, professor de libras.