Conselho aprova plano de controle da dengue para 2022
03/12/2021 | 18h14
Conselho aprova plano de controle da dengue para 2022

O Conselho Municipal de Saúde aprovou o plano de contingência contra arboviroses, durante reunião na última teCrça-feira (30), realizada na sede da Prefeitura de Limeira. Na ocasião, os conselheiros também sancionaram a resolução de criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e das Trabalhadoras (Cistt). A reunião foi coordenada pelo diretor de Vigilância em Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Alexandre Ferrari. Também estiveram presentes, diretores da Secretaria de Saúde e o vereador Francisco Maurino dos Santos.

Segundo Ferrari, o plano estabelece ações de vigilância e assistência à saúde, para prevenção e controle da dengue e outras arboviroses, como a chikungunya e a zika. Ele ressaltou que esse plano será executado ao longo do próximo ano, antes, porém, era necessário que o documento fosse endossado pelo Conselho de Saúde. “Na prática, esse plano define as medidas de controle dos vetores, os procedimentos para notificação de casos, os protocolos de assistência à saúde, entre outros”, afirmou.

Quanto à Cistt, Ferrari destacou que ela foi estabelecida em âmbito nacional, pela Lei Orgânica da Saúde (Nº 8.080/1990), com o propósito de assessorar os conselhos de saúde. Além disso, irá acompanhar e fiscalizar as ações voltadas ao segmento, por meio do controle social, nesse sentido, terá representantes do próprio Conselho de Saúde, de técnicos da Vigilância e Assistência em Saúde, de organizações da sociedade civil e de sindicatos.