RETOMA
Prefeito apresenta ações voltadas ao esporte em Limeira
01/12/2021 | 17h07
Prefeito apresenta ações voltadas ao esporte em Limeira

Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (1º), o prefeito Mario Botion apresentou o programa “Retoma Limeira – Esporte”. Foram detalhadas as entregas realizadas no setor durante a pandemia e as ações futuras. Participaram a vice-prefeita Erika Tank, o secretário executivo do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, conhecido como Chuí, e o secretário de Esporte e Lazer de Limeira, Luiz Augusto Zanon.

“Mesmo com a pandemia e a maioria dos espaços fechados ao público, nós fizemos os investimentos, revitalizando os locais para preparar esses equipamentos para o retorno. Agora, aos poucos, iniciamos essa retomada, com importantes ações em andamento”, afirmou o prefeito Mario Botion. Nesse sentido, ele anunciou a implantação de mais oito academias ao ar livre em diferentes regiões da cidade.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo foi o chamamento público do esporte para 2022. “O chamamento foi um marco para o setor e nossa gestão foi a responsável por implantar esse processo seletivo, em 2017, o que hoje permite o atendimento de milhares de crianças e adolescentes. No próximo ano, teremos 12 entidades contempladas em 27 modalidades”, informou Botion.

Na presença do secretário Chuí, o prefeito citou a busca do município, por meio do Estado, para implantação de grama sintética em um dos campos de Limeira. “Isso será muito importante para o futebol amador”, observou. Ele lembrou que, recentemente, por meio de convênio com o Estado, a quadra poliesportiva do Centro Comunitário do Jd. Ouro Verde foi revitalizada com aplicação de piso esportivo vinílico.

Chuí é secretário executivo da pasta de Esporte, Lazer e Juventude do Estado. Ele enalteceu a gestão do prefeito Mario Botion ao implantar equipamentos de qualidade. “É possível ver o nível da gestão, que não parou durante a pandemia e agora, seguindo os protocolos, e tendo em mente a importância do esporte para a saúde, inicia essa retomada. Esse é um exemplo de gestão”, enfatizou Chuí.

Ainda dentro do planejamento da Prefeitura de Limeira, Botion revelou a intenção de construção de quadras cobertas no Pq. Nossa Senhora das Dores e no Pq. Res. Abílio Pedro, bem como o aquecimento da piscina do Centro Comunitário do Jardim Ouro Verde, a exemplo do equipamento do Centro Comunitário “João Mofatto”, no Parque Hipólito, entregue neste ano.

Entre as conquistas do município no esporte, está a certificação do município na adesão à Rede Nacional de Treinamento e a futura implantação do Núcleo de Base de Alto Rendimento na modalidade basquete 3x3. “Limeira tem investido nessa modalidade, com adaptação e implantação de quadras oficiais em diversos locais, como no Parque Cidade, que entregamos em 2021”, mencionou Zanon.

O secretário de Esporte e Lazer disse se sentir prestigiado. “Como esportista, me traz uma emoção muito grande cada avanço que fazemos, pois é uma reivindicação de quem quer equipamentos de qualidade, o que sempre foi uma das prioridades da gestão do prefeito Mario Botion. E Limeira hoje oferece isso. Que possamos continuar os avanços nessa área que é sinônimo de saúde”, comentou.

A vice-prefeita, por sua vez, apontou o engajamento de Zanon e da equipe da Secretaria de Esporte e Lazer na melhoria dos serviços prestados em Limeira. “Como é bom ter pessoas apaixonadas pelo que fazem dentro do poder público”, comentou Erika Tank, que também destacou o trabalho da administração municipal desde a primeira gestão.

ENTREGAS

Em relação às entregas feitas neste ano, as autoridades citaram as obras na Praça de Esportes do Jardim Esmeralda; da Quadra de Esportes da Vila Piza; a reforma do Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores 1; e a implantação de quadra 3x3 no Parque Cidade, já entregue. Outras duas quadras, no Jardim Santa Adélia e na Praça de Esportes do Jardim Esmeralda, estão em fase de construção.

Outro projeto é o Complexo Esportivo do Jardim Ipanema, que está em fase final de construção – recentemente, o prefeito Mario Botion visitou as obras, que têm investimento na ordem de R$ 3,6 milhões. O local contará com a primeira quadra pública de tênis de campo, duas quadras poliesportivas cobertas e oficiais, quadra de areia para vôlei e beach tennis, academia ao ar livre e campo oficial de grama.

AÇÕES

Entre as ações já iniciadas ou realizadas, está a volta às aulas com professores da Secretaria de Esporte e Lazer; a liberação para agendamento dos espaços públicos esportivos; a realização de eventos no Horto Florestal, entre outubro e novembro, como o Circuito Paulista de Corrida e o Circuito Santander – Família em Ação; a prova de kart em parceria com a Unimed, em outubro, e o torneio de veteranos de futebol.

O Programa de Esportes Adaptados (Proesa) da prefeitura foi outro destaque. Em novembro, a secretaria promoveu uma capacitação a professores sobre ciclismo adaptado. Além disso, dentro dessa mobilidade, a Prefeitura de Limeira promove, em 8 de dezembro, o Festival de Ciclismo Adaptado. Inclusive, o município adquiriu e já entregou nove bikes e 12 capacetes para o Proesa.

“Todas essas ações integram nosso programa Limeira Ativa e Saudável, implantado em 2018 e que visa a melhoria da qualidade de vida da nossa população, por meio da união do esporte e a saúde”, recordou o prefeito Mario Botion.

A coletiva foi acompanhada pela presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e pelos vereadores Nilton Santos e Ceará.