NOVEMBRO AZUL
Prefeitura de Limeira promove palestra para servidores municipais
10/11/2021 | 15h31
Prefeitura de Limeira promove palestra para servidores municipais

Dentro da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma palestra para servidores municipais no próximo dia 17 (quarta-feira), às 9h. A ação acontece no Auditório Prada, no Paço Municipal. Os servidores precisam se inscrever previamente pelo link (www.bit.ly/palestra_nov_azul). As vagas são limitadas.

O palestrante será o médico urologista Cauê Brunelli Dezotti, que abordará informações sobre o câncer de próstata, como prevenção, diagnóstico, exames e tratamentos. Dezotti é graduado em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com especialização em urologia pelo Centro de Estudos do Hospital Brigadeiro (CESHB), em São Paulo.

PREVENÇÃO

Durante esse mês, homens acima de 50 anos podem fazer o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial. A coleta é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Municipal das 7h às 9h. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

– Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

– Não manter relações sexuais três dias antes da coleta;

– Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

– Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

– Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.