CONSCIÊNCIA NEGRA
Biblioteca Pedagógica promove live sobre personalidades negras
04/11/2021 | 15h17
Biblioteca Pedagógica promove live sobre personalidades negras

A Biblioteca Pedagógica, da Secretaria de Educação de Limeira, promove na próxima segunda-feira (8), às 9h, a live “Personalidades negras que mudaram o mundo”. A iniciativa celebra o mês da Consciência Negra e tem o objetivo de contribuir com reflexões sobre a importância da representatividade de personalidades negras que contribuíram para inúmeras áreas na luta contra o racismo.

Voltada para a rede municipal de ensino e outras pessoas interessadas no tema, a live será transmitida pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube (youtube.com/EducacaoLimeira) e terá a presença do escritor Francisco Lima Neto, autor de “Laudelina: Laudelina de Campos Mello”, da coleção Black Power (Editora Mostarda). A mediação é da bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares.

Segundo ela, a coleção tem 11 livros e está sendo entregue às escolas municipais. Escritas por autores ligados à educação, as obras apresentam biografias de personalidades negras que se tornaram inspiração e exemplo para novas gerações. “Os textos simples e as ilustrações apresentam uma riqueza de fatos históricos e personagens que se transformaram em símbolo de resistência e superação”, afirma Taciana.

“É preciso oferecer um amplo repertório para as crianças que possibilite a reflexão sobre a diversidade e a discriminação racial para que possamos promover mudanças. A partir de leituras com personagens diversos, estaremos um passo a frente no combate aos preconceitos enraizados na sociedade, desenvolvendo o senso crítico, o sentimento de pertencimento, a autoestima e a empatia com as crianças”, complementa a bibliotecária.

SOBRE O AUTOR

Francisco Lima Neto, formado em jornalismo pela PUC-Campinas, pós-graduado em Matriz Africana, tem sólida experiência como repórter em mídias impressas e digitais. Atua como repórter no portal Hora Campinas e na Rádio CBN Campinas. Tem atuado no resgate da biografia de personalidades e eventos históricos de Campinas e região. É autor da biografia de Laudelina de Campos Mello – uma militante da causa negra, do feminismo e das empregadas domésticas – com foco no público infantojuvenil.