LUTO
Morre Renato de Almeida, ex-vereador e fundador do Esporte Clube Estudantes
04/11/2021 | 12h18
Morre Renato de Almeida, ex-vereador e fundador do Esporte Clube Estudantes

Renato de Almeida morreu nesta quarta-feira (3), aos 95 anos. Ele foi vereador entre 1960 e 1963, ano em que também presidiu o legislativo limeirense, eleito por unanimidade, e foi prefeito interinamente. Sua trajetória foi marcada, ainda, pela atuação no Nosso Clube de Limeira, onde foi presidente do Conselho Deliberativo por 28 anos. Depois, se tornou presidente de honra do conselho.

O ex-vereador também teve grande participação no esporte. Ele foi atleta e competiu por Limeira em seis Jogos Abertos, na categoria 100 metros rasos da modalidade atletismo. Inclusive, deteve o recorde de Limeira nessa categoria até a virada do século. Ele também fundou o Esporte Clube Estudantes e atuou como jogador por 13 anos. Ainda no esporte, foi membro da diretoria da Associação Atlética Internacional de Limeira.

Por mais de 30 anos, Renato de Almeida também trabalhou como desenhista técnico, com passagens pela Cia. Industrial Machinas São Paulo, Máquinas Invicta e na Indústria de Rodas Fumagalli. Também foi comerciante, além de proprietário e diretor-gerente da Viação Meraumar por 27 anos. Ainda no setor público, foi secretário de Serviços Urbanos no governo do ex-prefeito Waldemar Mattos Silveira, entre 1977 e 1983.

Almeida também tem participação na história do Lions Clube. Presidiu o Lions Clube de Limeira Centro, entre 1968 e 1969 e ainda foi idealizador e fundador do Lions Clube de Limeira Norte, em 1968. Sua atuação ainda rendeu uma homenagem do Lions Clube Internacional pelos 50 anos de filiação ao clube. Ele também fundou o Clube Ítalo Brasileiro.

O prefeito Mario Botion, a primeira-dama Roberta Botion e a vice-prefeita Erika Tank lamentaram a morte de Renato de Almeida e externaram os sentimentos de pesar aos familiares e amigos dele. Em razão do falecimento de Renato de Almeida, o prefeito Mario Botion decretará luto oficial de três dias.