COMPETIÇÃO
Premiação da 1ª Minimaratona de Leitura acontece na sexta-feira (5)
03/11/2021 | 08h38
Premiação da 1ª Minimaratona de Leitura acontece na sexta-feira (5)

A cerimônia de premiação da 1ª Minimaratona de Leitura Virtual será realizada na sexta-feira (5), às 9h, no teatro Nair Bello. As equipes que conquistarem o primeiro e segundo lugar levarão uma bicicleta para a escola. Aos alunos das três primeiras equipes serão entregues ingressos para sessão de cinema, um livro, uma camiseta da 1ª Minimaratona de Leitura Virtual, uma medalha e o certificado de participação.

O evento também terá a apresentação do espetáculo “Era uma vez um circo”, com as artistas Bêne Giangrossi (Palhaça Xoanet) e Livia Spada (Palhaça Xarlet), da Cia. Pimenta de Teatro.

A competição, promovida pela pela Biblioteca Pedagógica, tem o apoio das empresas: Cinemas Arcoplex, FTD Educação, Ajinomoto, Calcário Cruzeiro e Gazotto Multimarcas.

ATIVIDADES

A minimaratona foi realizada de 4 a 29 de de outubro, com a participação de 527 alunos dos 3º, 4º e 5º anos de 12 escolas da rede municipal de ensino. “A competição, apresentou vários desafios para as 24 equipes que foram formadas, entre eles, uma live de 1 hora de leitura on-line, com a participação dos competidores lendo trechos de livros”, explicou a coordenadora da biblioteca, Taciana Lefcadito Alvares.

As tarefas foram baseadas na leitura dos títulos e autores indicados pela Biblioteca Pedagógica para cada ano de escolaridade: equipes de 3º ano leram "A princesa que não queria aprender a ler", da autora Heloisa Prieto, os alunos de 4º ano conheceram a história do livro "Vira-lata", de Leo Cunha, e para as equipes de 5º ano foi indicada a obra "Sapato Furado", de Mario Quintana, com ilustrações de André Neves.

Os estudantes também assistiram as lives com os autores Leo Cunha e Heloisa Prieto, possibilitando o contato e ampliando os conhecimentos sobre esses autores da literatura infantojuvenil brasileira.

JURADOS

A comissão de jurados foi formada por professores formadores da Secretaria de Educação, pela educadora Cristiane Boneto, pelo ilustrador Guilherme Karsten e pelo fotógrafo Nelson Shiraga.