MUNDO VIRTUAL
Ceprosom anuncia informatização total do serviço de assistência social
21/10/2021 | 18h35
Ceprosom anuncia informatização total do serviço de assistência social

O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) está implantando sistemas que informatizam todo o leque do setor de assistência social do município de Limeira. A medida está sendo adotada por iniciativa do governo Botion e está integrado ao marco regulatório das organizações sociais civis.

Com isso, a qualidade no atendimento vai se aprimorar ao longo do tempo, ampliando o caráter de transparência com os serviços. Quem ganha, além dos atores envolvidos na parte operacional, é o público assistido. “É mais um avanço significativo do nosso governo, são processos que garantirão mais rapidez, eficiência e segurança”, afirma o prefeito Mario Botion.

Além de Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno e representantes de entidades do terceiro setor participaram remotamente de uma reunião na tarde de quarta-feira (20) em que houve o anúncio do modelo que está sendo implantado. “As entidades do terceiro setor também serão contempladas com a novidade. Isso deve ser visto de forma bastante positiva”, lembra o prefeito. “Nosso objetivo é atender melhor o cidadão. Eu quero agradecer a Aucélia que se empenhou muito na execução desse trabalho”, afirmou a vice, Erika Tank.

Para implantar a informatização na área de assistência social, o Ceprosom contratou duas empresas por meio de licitação pública. Uma delas está atendendo a autarquia – “Grupo Assessor Público” - , a outra, “White Eagle”, é responsável pela implantação do sistema nas 21 entidades do terceiro setor credenciadas nos Conselhos de Assistência Social, do Idoso e da Criança e do Adolescente. Leonardo Alves Baptista de Lima, gerente de projetos e Elen Cristina Marçola, analista de suporte, ambos da “Assessor Público”, e Japyr de Andrade Pimentel Porto, da “White Eagle”, também estiveram presentes no encontro.

“SONHO”

Funcionária de carreira do Ceprosom há 20 anos, Aucélia define a informatização como “a realização de um sonho”. Ela vê a medida como um avanço extraordinário.

A informatização no Ceprosom contemplará todas as atividades de assistência social dos seis Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), dos 14 centros comunitários, do Centro Pop, Centro João Fischer, Casa de Convivência, Casa da Mulher, dos dois Conselhos Tutelares e da sede administrativa da autarquia. Todos os serviços estarão informatizados com dados e informações relativos ao atendimento com acessos específicos.

Da mesma forma, as 21 entidades do terceiro setor terão condições de digitalizar todas as informações relativas ao atendimento, como planos de trabalho, objetivos, metas, indicativos, registros de atendimentos, execução financeira, pareceres jurídicos e prestação de contas.

Segundo Aucélia, os dois sistemas foram estruturados como forma de conversarem entre si. O sistema será atualizado regularmente com a base de dados do cadastro único e vai gerar relatórios estatísticos, de atendimentos e de serviços sócio assistenciais – os quais poderão ser utilizados nas prestações de contas dos recursos municipal, estadual e federal.

Aproximadamente, 120 funcionários do Ceprosom receberam treinamento nos últimos dias para operarem o sistema, assim como cerca de 60 funcionários e voluntários de entidades foram capacitados.