CRIME AMBIENTAL
Drone é usado para monitorar queimadas
06/10/2021 | 13h37
Drone é usado para monitorar queimadas

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, vem intensificando as ações contra queimadas no município. Para tanto, locais com grande incidência estão sendo monitorados com o auxílio de drone, como o bairro Geada e a Marginal Tatu. O trabalho é realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), que repassa as informações ao Pelotão Ambiental e à Defesa Civil.

“Esse monitoramento é importante para prevenir a ocorrência de queimadas, ou ainda, evitar que um pequeno foco transforme-se em um grande incêndio”, disse responsável pela pasta, Wagner Marchi. Só neste ano, as queimadas devastaram 536.855 mil metros quadrados de áreas verdes – mais que o dobro da área atingida nos nove primeiros meses do ano passado, quando o fogo consumiu 246,8 mil metros quadrados de vegetação.

O secretário destaca que esses incêndios aumentam consideravelmente nesta época, tanto por causas naturais, quanto criminosas. Julho foi o mês com o maior número de casos, com 27 registros, o que corresponde a 36,4% do total. No comparativo com o ano passado, também é possível observar aumento do volume de ocorrências: de janeiro a setembro deste ano, foram 74 notificações, contra 64 verificadas no mesmo período de 2020 – uma expansão de 15,6%.

Marchi salientou, ainda, que o fogo não controlado na vegetação pode provocar a morte de animais silvestres, além de aumentar a poluição do ar e o risco de acidentes à população. “Colocar fogo em áreas verdes ou terrenos baldios é uma prática que incorre em crime ambiental”, disse.

De acordo com o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Mesquita, a fiscalização é feita com base no Código Municipal de Meio Ambiente, Lei 650/2012. A multa varia de 60 a 5.000 UFESPs. A Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/1998 ainda prevê reclusão de dois a quatro anos e multa para quem provocar incêndio em mata ou floresta.

As ações de combate às queimadas começaram em abril, quando a prefeitura lançou a campanha “Queimada é Crime”. A iniciativa visa à conscientização da população sobre os prejuízos ambientais dos incêndios ao meio ambiente. A responsável pela Secretaria de Meio Ambiente, Simone Zambuzi, alertou para os impactos na qualidade do ar, que acabam por agravar a saúde respiratória dos moradores, em especial dos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

“As queimadas podem colocar em risco a vida das pessoas. Por isso, estamos fazendo esse trabalho de fiscalização e orientação à população, lembrando que essa prática pode ser enquadrada como crime ambiental e que o proprietário do terreno tem responsabilidade”, afirmou Simone.

Denúncias de queimadas intencionais devem ser encaminhadas à GCM pelo telefone 153. Em caso de incêndios, é necessário acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199. “É importante que toda a população ajude o Poder Público na fiscalização”, destacou a secretária.