No Mês da Árvore, 880 mudas são doadas à população
04/10/2021 | 17h49
No Mês da Árvore, 880 mudas são doadas à população

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, doou 880 mudas de árvores nativas para a população durante o mês de setembro. Ao todo, 156 pessoas foram atendidas em drives nas áreas urbana e rural. A iniciativa integra a campanha “Setembro é o Mês da Árvore”, realizada em razão do Dia da Árvore (21).

O Departamento de Política Ambiental (DPA) esteve no Parque Cidade nos dias 15, 24 e 29 e no Parque Limeirão no dia 22. Foram 280 mudas doadas para 114 pessoas. Foram 12 espécies disponibilizadas, como ipês amarelo, branco e roxo, pitanga e grumixama. Já o Departamento de Extensão Rural (DER) realizou drives nos bairros dos Pires, dos Frades e do Pinhal nos dias 16, 23 e 30 de setembro, e disponibilizou cerca de 90 espécies. Ocorreu a doação de 600 mudas, para 42 pessoas. Os técnicos dos departamentos prestaram orientações sobre plantio e cuidados.

A secretária Simone Zambuzi afirma que os resultados superaram as expectativas e que a recepção pela população foi muito positiva. “Observamos inclusive um aumento da procura por mudas nativas nos viveiros; isso mostra que a população acolheu a nossa campanha”, disse. Ela ressalta que entre os benefícios ambientais da arborização urbana está o conforto térmico e aumento da qualidade do ar, além de fornecer alimentos para pássaros e outros animais.

Simone também destaca que a recuperação de vegetação no entorno de nascentes e rios, que são as Áreas de Preservação Permanente, é importante e foi um dos alvos da campanha. “As matas ciliares atuam como uma proteção aos recursos hídricos, evitando erosões e garantindo mais qualidade e quantidade de água”, fala.

Os interessados em retirar mudas para plantio podem procurar os viveiros municipais. Para plantio em área urbana, é necessário se dirigir ao DPA (Rua Prof. Nestor Martins Lino, 206, Jd. Santa Lúcia) de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Mais informações pelo telefone 3442-9628. Já para recuperação de áreas de preservação na área rural, é no Viveiro Municipal, próximo ao Horto Florestal (Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4). O atendimento ocorre às quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Informações pelo telefone 3451-2550.