Obras da nova UBS Vista Alegre avançam; prefeito visita construção
28/09/2021 | 16h34
Obras da nova UBS Vista Alegre avançam; prefeito visita construção

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank visitaram na manhã desta terça-feira (28) as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Vista Alegre, em Limeira, que está em ritmo acelerado. A UBS é construída no espaço da antiga unidade, que foi totalmente demolida para ceder espaço a um projeto mais arrojado e com salas de atendimento amplas. Acompanharam o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, os vereadores Betinho Neves e Waguinho da Santa Luzia, e os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Vitor Santos (Saúde).

“Mais do que um compromisso de campanha, essa obra foi uma solicitação da população, que precisava de melhorias nessa UBS”, afirmou Botion. O chefe do Executivo lembrou que a unidade funcionava em duas casas adaptadas, construídas na década de 1970, pertencentes à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). “Nós fizemos uma negociação com a Cohab e adquirimos o imóvel, o que permitiu a esse novo projeto. Dentro de 90 dias a comunidade terá a UBS Vista Alegre novamente funcionando”, enfatizou o prefeito.

O investimento no projeto é de R$ 895.703,67, sendo R$ 461.941,13 de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi e R$ 433.762,54 de recursos da própria administração. A nova UBS tem 363,17 metros quadrados de área construída, contra os 195,75 metros quadrados do imóvel anterior (expansão de 85%). A execução é de empresa licitada, sob a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Erika Tank agradeceu o apoio de Miguel Lombardi e falou sobre a importância do projeto. “A partir de agora, os moradores da Vista Alegre começam a se alegrar com a proximidade da entrega desse novo prédio”, disse. “Em breve a população vai receber o atendimento da forma que merece”, completou a vice-prefeita.

A edificação das paredes e do telhado já foi concluída. São três consultórios médicos, consultório de odontologia e farmácia com entrada externa. O projeto prevê, ainda, sala de inalação, sala de curativos, recinto para coleta de exames, área para reunião, administração, sala de espera com banheiros adaptados e vagas de estacionamento.

“Nós que participamos desse árduo trabalho, que envolveu a população, os vereadores e a prefeitura, só temos que agradecer. Parabéns ao comprometimento de todos os envolvidos em mais essa ação”, comentou Lemão da Jeová Rafá.

Morador da região, Betinho Neves também ressaltou o “orgulho” de ver as mudanças no imóvel. “Agradeço ao prefeito Mario Botion pela coragem e ousadia de colocar tudo no chão e erguer esse novo prédio. A população do Jd. Vista Alegre está radiante com essa grande conquista”, salientou.

Em razão da intervenção, os atendimentos da UBS Vista Alegre – em torno de 900 ao mês - foram transferidos temporariamente para a UBS Nova Suíça, na Rua Vereador Samuel Berto, s/nº, no Jd. Nova Suíça.

Moradores da Vista Alegre costumam visitar a obra para acompanhar o seu andamento. É o caso de José Arnaldo Volpato, de 82 anos, viúvo, pai de cinco filhos e ex-funcionário da antiga Freios Varga, empresa na qual trabalhou por 28 anos. Há meio século morando no bairro, ele relatou que sempre está “de olho” nos avanços dos trabalhos e que o atendimento prestado pelos funcionários da UBS era “muito bom”. Vez ou outra, ele costumava levar bolos e pães – que ele mesmo fazia – aos profissionais da unidade. Aguardando o término da obra e a volta dos antigos colegas, ele afirmou que o resultado do projeto até agora é “maravilhoso”.