Biblioteca Pedagógica promove live sobre a história da educação em Limeira
23/09/2021 | 08h43
Biblioteca Pedagógica promove live sobre a história da educação em Limeira

Dentro das atividades em comemoração aos 195 anos de Limeira, a Biblioteca Pedagógica promove, na próxima terça-feira (28), das 10h às 11h, uma live com o tema “Curiosidades sobre a história da educação de Limeira”. A atividade, com a professora da Divisão de Formação Infantil e Fundamental da Secretaria de Educação, Juliana Bueno da Silva Garcia, será transmitida no canal da pasta (youtube.com/educacaolimeira).

Além de atuar como formadora na Secretaria de Educação, Juliana é professora mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua pesquisa resultou no trabalho “Programas de formação continuada de professores na rede pública municipal de ensino de Limeira (1996-2012)”. No estudo, ela apresenta aspectos relevantes para o conhecimento da história da educação de Limeira e de sua situação nas últimas décadas.

“Compreender a trajetória da educação é uma parte essencial da formação dos docentes”, explica a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares. Segundo ela, durante o encontro, a professora abordará a trajetória da educação de Limeira a partir da formalização da instrução pública, que começou a ser instalada no município no início do século XIX.

De acordo com a professora, "essa live tratará da constituição da rede pública municipal de ensino de Limeira, com um breve histórico dentro de um contexto socioeconômico local, para conhecer um pouco mais sobre a história da educação limeirense e entender a linha do tempo com os fatos marcantes, as ideias e os valores que hoje permeiam o ensino atual”, cita Juliana.

Taciana destaca que, além de compor a programação especial de aniversário da cidade, essa live também será uma ação formativa que busca subsidiar e fomentar as escolas da rede municipal de ensino no desenvolvimento do projeto “Como nasceu sua escola”, que tem como objetivo resgatar e disseminar a história da escola, desde a sua criação até os dias atuais, bem como a história do patrono que dá nome à unidade escolar.