OPERAÇÃO
Força tarefa entre Prefeitura e forças de segurança combate comércio ilegal de ferros e cobres
22/09/2021 | 14h37

Uma operação conjunta entre a Prefeitura de Limeira, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar foi realizada na manhã de hoje (22) para fiscalizar o comércio ilegal de ferros e cobres de origem ilícita. O foco da força tarefa foram ferros-velhos. Durante a ação, sete comércios foram vistoriados, um deles teve as atividades encerradas por falta de alvará e os demais foram orientados a se adequar.

Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi cita que operações conjuntas como essa estão dentro das diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado na primeira gestão do prefeito Mario Botion. “Essas operações estão sendo feitas frequentemente com as forças de segurança e outras ações serão feitas aleatoriamente”, afirma.

Segundo o comandante da GCM, André Emílio Maezi Hailer, é alto o número de furtos de fiação de cobre em construções, áreas públicas e até fios da concessionária de energia da cidade. “O comércio de ferro-velho tem que ter registro de todos os materiais comprados. Caso seja localizado algum material sem procedência, o proprietário do comércio poderá responder por receptação”, explica ele.

A aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem e o processamento de materiais sem comprovação de origem são atos proibidos pela Lei Municipal 4.260/2008.