LIMEIRA, 195 ANOS
Prefeito faz entrega de alça de viaduto e libera marginal oeste
15/09/2021 | 12h30
Prefeito faz entrega de alça de viaduto e libera marginal oeste

O prefeito Mario Botion entregou nesta quarta-feira (15) a obra de reconstrução da alça de acesso do Viaduto Antonio Feres para o trecho da marginal oeste até a Ponte Preta. A inauguração celebrou o aniversário de 195 anos do município. “Fomos eleitos para trabalhar para a cidade, e essa entrega é mais uma etapa importante da nossa obrigação como governante”, afirmou o prefeito.

As obras tiveram um custo de R$ 3,6 milhões, recursos obtidos por meio do contrato Finisa, uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. “Eu quero agradecer a Câmara Municipal, aos vereadores do mandato anterior, que autorizaram o Executivo a realizar o financiamento”, declarou.

O contrato Finisa permitiu que o governo Botion executasse cerca de 30 obras, das quais a mais importante foi o Viaduto Barroca Funda. “O trabalho do deputado Miguel Lombardi foi fundamental para acelerar o processo de liberação do financiamento”, destacou o prefeito.

A alça do viaduto foi rompida em 2013, portanto há oito anos. “Desde que assumimos em 2017, colocamos esta obra como um objetivo. Porém, fomos executando outros serviços prioritários, mas agora conseguimos realizar e entregar esta melhoria”, observou.

A obra provocará impactos viários importantes pelo fato de facilitar o acesso da região central para a região Oeste, aliviando o tráfego na Avenida Campinas e no sentido contrário da Marginal Tatu.

Durante a inauguração, o prefeito mencionou que pretende fechar o trecho liberado da marginal aos domingos para transformá-lo em uma via de lazer. Para tanto, lei do ex-vereador e hoje secretário, Jorge de Freitas, voltada para esse sentido – mais em outro local – será adaptada.

SERVIÇOS

As obras tiveram início em outubro do ano passado. Entre os serviços executados, estão o desvio do curso das águas do ribeirão, para evitar um novo rompimento da alça; a construção do muro de gabião; construção de elevação (rampa de aproximação), serviços de infraestrutura que garantem a sustentação da alça construída. Também houve melhorias no trecho da marginal: reparos no asfalto, no sistema de drenagem, iluminação, reinstalação de semáforos, pintura de faixas e sinalização de solo.

Presente na inauguração, a vice-prefeita Erika Tank afirmou que o simbolismo da data tem um contexto histórico. “É uma importante obra viária, e todos devem ser parabenizados, como o prefeito, os secretários municipais e os vereadores”, declarou Erika.

O presidente da Câmara, Sidney Pascotto, também enfatizou a importância da obra e parabenizou ao prefeito e ao deputado Miguel Lombardi. “O atual governo vai entregar uma cidade linda”, disse.

Também estiveram presentes no evento, os vereadores Helder do Táxi, Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa e Betinho Neves; os secretários Rodrigo Oliveira (Mobilidade), Wagner Marchi (Segurança e Defesa Civil), Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), Jorge de Freitas (Habitação), Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Matias Razzo (Urbanismo), Aucélia Damasceno (Ceprosom) e Sérgio Moreira (interino de Comunicação Social), além do comandante da 1ª Cia da Polícia Militar da PM, capitão Herlon de Paula. A banda Artur Giambelli abrilhantou o evento com a execução dos hinos Nacional e de Limeira.