Limeira prossegue com vacinação para jovens acima de 12 anos
10/09/2021 | 15h33
Limeira prossegue com vacinação para jovens acima de 12 anos

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que a vacinação contra a Covid-19 prosseguirá para a população geral acima de 12 anos. Ainda não há autorização para aplicação, de qualquer vacina disponível atualmente, em crianças menores de 12 anos. Uma vez que a vacinação desse público seja autorizada e incluída nos Planos Nacional e Estadual de Imunização, o município dará prosseguimento.

Portanto, a recomendação da Secretaria de Saúde é que os pais e responsáveis levem os adolescentes de 12 anos ou mais para serem vacinados. “A imunização desse grupo é importante, sobretudo para que a proteção contra o coronavírus chegue no maior número possível de pessoas para mantermos a desaceleração da contaminação por essa doença”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Conforme a Secretaria de Saúde, a imunização desse público acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morro Azul, Cecap e Hipólito 1, das 8h às 15h, e na UBS Nova Europa e no drive-thru do Limeirão, das 10h às 18h. A vacina aplicada nos jovens é a Pfizer, a única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa finalidade.

Para se vacinar é preciso ter em mãos o documento de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os jovens devem estar acompanhados dos pais ou um responsável legal para se imunizar. É necessário que o responsável assine um termo de consentimento, disponível no site da prefeitura e nos pontos de vacinação para preenchimento no momento do procedimento.

Os responsáveis que não puderem levar seus filhos, deverão assinar uma declaração em que autorizam outro adulto a acompanhar o jovem. Antes, essa declaração deveria ter reconhecimento de firma. Agora, isso não é mais necessário. Contudo, é preciso levar cópia do documento de identidade dos pais ou responsável. Um modelo dessa declaração pode ser conferido no site da prefeitura.

BALANÇO

De acordo com a Secretaria de Saúde, até hoje (10), do total de vacinas aplicadas em Limeira – 352.489, entre primeira, segunda e doses únicas –, 9.763 foram em adolescentes.

Além disso, foram aplicadas outras 15.722 doses em profissionais da saúde; 98.344 em idosos; 134 em cuidadores; 3.037 em forças de segurança; 7.854 em profissionais da educação; 371 em pessoas com Síndrome de Down, transplantados e em Terapia Renal Substitutiva; 3.777 em gestantes, puérperas e lactantes; 26.949 em pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; 2.223 em motoristas e trabalhadores do transporte aéreo; 162 em pessoas em situação de rua; 3.367 em pessoas privadas de liberdade; e 180.759 na população adulta em geral.