NOVAS INSTALAÇÕES
Prefeito inaugura Centro de Terapias Integradas
03/09/2021 | 15h49
Prefeito inaugura Centro de Terapias Integradas

O prefeito Mario Botion inaugurou oficialmente o Centro de Terapias Integradas, que reúne as especialidades de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, acupuntura e serviço social. Localizado em um prédio amplo, com 12 salas de atendimento, o espaço opera desde 24 de maio. Porém, em razão da pandemia de coronavírus a cerimônia foi marcada para esta sexta-feira (3). Participaram do evento, o deputado federal Miguel Lombardi, a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá) o secretário de Saúde, Vitor Santos, diretores da pasta e funcionários do local.

Botion agradeceu o empenho de toda equipe de saúde, que segundo ele, vem contribuindo para uma avaliação muito positiva da população em relação a esse segmento. O chefe do Executivo também destacou que o Centro de Terapias Integradas insere-se na proposta de modernizar a estrutura de saúde do município. “Temos feito um grande esforço para que nossas instalações possam acolher bem tanto os funcionários quanto nossos munícipes”, comentou. Só na primeira gestão de governo, foram reformadas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e todas essas ações, conforme o prefeito, receberam recursos de emendas parlamentares de Miguel Lombardi.

Já o deputado, por sua vez, falou sobre o orgulho de colaborar com a administração do prefeito Mario Botion, lembrando que ao longo da crise de saúde desencadeada pela pandemia de coronavírus, nenhum paciente deixou de ser atendido. “É uma administração séria e competente”, frisou.

A qualidade das novas instalações foi destacada pela vice-prefeita, que também comentou sobre o “olhar diferenciado” que o atual governo dispensa ao setor de saúde. Erika Tank também parabenizou os servidores que atuam não apenas no Centro de Terapias Integradas, mas em toda a rede municipal. “Hoje é dia de comemorar esse novo espaço de atendimento. A situação está difícil, principalmente para os funcionários da saúde, mas vocês são guerreiros e a gente se vê representada em cada um de vocês”, disse aos funcionários presentes.

A coordenadora da unidade, Rachel Raphael dos Santos, esclareceu que o Centro de Terapias Integradas absorveu parte dos atendimentos que eram realizados no Ambulatório de Saúde Mental. Atualmente, trabalham no local 18 profissionais de nível superior e outros dois da área operacional. Só no mês passado, foram contabilizadas 1.900 consultas, o maior volume concentrou-se na área de psicologia, com 1.301 atendimentos. Todos os pacientes que chegam ali, segundo ela, receberam encaminhamento das UBSs, Caps ou Saúde Mental.

Em seus 26 anos dedicados à Prefeitura de Limeira, a terapeuta ocupacional Lígia Garcia Corte Tedesco avaliou positivamente a criação do Centro de Terapias Integradas. “Essa mudança só trouxe ganhos, em todos os sentidos”, afirmou a profissional, que atende crianças com dificuldade no processo de alfabetização. Quando essas especialidades eram ofertadas pelo Ambulatório de Saúde Mental, ela comentou que os pacientes enfrentavam alguns transtornos em razão do espaço físico, principalmente pela falta de uma sala de espera adequada. “Aqui os pacientes e seus familiares se sentem acolhidos. Temos agora um local especialmente estruturado para os atendimentos terapêuticos”, frisou.

O Centro de Terapias Integradas fica na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 105, próximo ao Paço Municipal (Edifício Prada). Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-5972.