ALEITAMENTO
Comitê faz visita técnica a escolas municipais para fortalecer amamentação
23/08/2021 | 16h32
Comitê faz visita técnica a escolas municipais para fortalecer amamentação

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Limeira realizou na sexta-feira (20) visitas técnicas a duas escolas municipais que dispõem de Salas de Amamentação. As unidades escolhidas para esse encontro foram os Centros Infantis (CIs) Stella Regina Furlan, no Jd. Nossa Senhora do Amparo, e Irmã Maria José de Jesus Silva, no Pq. Res. Victor D'Andréa, onde o Comitê foi recebido pelas respectivas diretoras, Carolina de Oliveira Lopes Souza e Maria Gorete dos Santos Damaceno.

A iniciativa foi articulada pela vice-prefeita e integrante do Comitê, Erika Tank. “A ideia é fazer a união entre as equipes técnicas da Educação e do Comitê, para fortalecer o aleitamento dentro desses espaços”, afirmou. A vice-prefeita é autora de proposituras de incentivo à amamentação, como a própria lei que criou o Comitê de Aleitamento e a lei do programa “Escola de Peito”, que autoriza a entrada das mães nas escolas do município para que elas possam amamentar seus filhos. A lei 6.103 foi sancionada em 2018 pelo prefeito Mario Botion e vale tanto para os estabelecimentos públicos quanto privados.

No CI Stella Regina Furlan, as integrantes do Comitê conheceram a Sala de Amamentação, onde uma das funcionárias, a monitora Talita Isabel Machado Rigon, de 35 anos, amamentou seu filho, Pedro, hoje com 5 anos. “Meu filho entrou aqui na escola quando tinha 5 meses”, disse. Ela ressaltou que, na época, a amamentação seguia a rotina de alimentação da escola e que a atitude fortaleceu o vínculo afetivo entre ela e seu bebê. “O aleitamento também reforçou o sentimento de segurança do meu filho em relação à escola. Aqui ele se sente em casa”, disse.

Outra mãe que relatou sua história ao Comitê foi Rosemeire Aparecida da Silva, de 33 anos, que amamenta a filha, Laura, de 11 meses, no CI Irmã Maria. Ela comentou que a filha frequenta a escola há apenas 1 mês. Desde então, ela vai até a unidade amamentá-la uma vez por dia. “É uma maravilha amamentar minha filha aqui na escola”, afirmou.

De acordo com a neonatologista da Santa Casa e presidente do Comitê, Soraia Drago Menconi, o Comitê irá estruturar um treinamento para toda comunidade escolar visando fortalecer essa prática, sobretudo para as mães que não podem sair do trabalho para amamentar os filhos.

Ela esclareceu que o treinamento abordará todos os passos necessários à preservação da qualidade do leite materno, desde a ordenha em local adequado até o armazenamento refrigerado na escola, onde as monitoras usarão o copinho ou o copo de transição para fornecê-lo à criança. “O Comitê pretende unir esforços para levar o conhecimento sobre o aleitamento materno às unidades escolares. Dessa forma, poderemos oferecer treinamento específico a todas as profissionais dos centros infantis para que a alimentação suplementar seja feita de maneira adequada.

Também participaram da visita as demais integrantes do Comitê, entre elas: Maria Helvira Arantes Andrade (Secretaria de Educação), Josiane Figueiredo de Lima (Banco de Leite da Santa Casa), Cibele Gianechini (Secretaria de Comunicação Social), Carla Codo (Faculdades Integradas Einstein), além da supervisora técnica do Serviço Social da Secretaria de Educação, Cláudia Lopes de Salvo.