PANDEMIA
UPA do Abílio Pedro deixa de abrigar leitos de coronavírus a partir de segunda
13/08/2021 | 15h56
UPA do Abílio Pedro deixa de abrigar leitos de coronavírus a partir de segunda

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir de segunda-feira (16), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, no Pq. Res. Abílio Pedro, voltará a ter atendimento de psiquiatria, ginecologia, pediatria e clínico geral. Com isso, o local deixará de abrigar leitos de coronavírus. A medida se deve à redução da demanda. Até hoje (13), foram realizados cerca de 3,1 mil atendimentos clínicos no local.

A UPA recebeu leitos clínicos de Covid em 1º de julho. O objetivo era desafogar a estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC). Com isso, a unidade passou a atender pacientes que estavam para receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em fase final de tratamento na enfermaria, fora da fase de transmissão, além de pacientes suspeitos ou confirmados que procuravam a UPA na fase aguda da doença.

Agora, retornam para a UPA os atendimentos de psiquiatria, que tinha sido transferido para a Saúde Mental; de ginecologia e obstetrícia, que passaram a atender no PA Infantil; e de pediatria, que foi transferido para os Pronto Atendimentos do Aeroporto e do Pq. Hipólito – os locais seguirão com atendimento pediátrico das 7h às 19h. A UPA funciona 24 horas, todos os dias, na Rua Waldemar Panaro, 500, Parque Res. Abílio Pedro.

Segundo a Secretaria de Saúde, a URC e o Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC) seguem como referência para o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus. O ARC faz o atendimento ambulatorial, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já a URC, funciona todos os dias, 24 horas.