Prefeitura recebe 8 mil sementes de árvores nativas
06/08/2021 | 16h48
Prefeitura recebe 8 mil sementes de árvores nativas
A Prefeitura de Limeira recebeu nesta semana 8 mil sementes de árvores nativas para serem cultivadas no Viveiro Municipal, além de 3 mil saquinhos para produção de mudas. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, e o diretor de Extensão Rural, Vitor Bragotto, receberam o representante da empresa JW Ambiental, Jerry Willians de Morais no gabinete da secretária. As sementes e saquinhos foram comprados pelo Consórcio PCJ e destinadas a municípios que integram programas de proteção a nascentes.

Simone ressalta a importância da parceria com o Consórcio PCJ para ampliar a diversidade de espécies nativas disponíveis no viveiro. As sementes são de 12 espécies: ipê branco, barbatimão, pau-marfim, jacarandá mimoso, tamboril, angico vermelho, acácia, bico de pato, alecrim de campinas, babosa branca, aroeira mansa e leiteiro. “Essa diversidade irá contribuir muito com a recomposição de áreas de preservação permanente no município, o que traz também mais benefícios para os animais que vivem nesses locais”, afirma.

Em média, a produção de mudas leva seis meses. Em seguida, serão destinadas tanto para doação para a população com propriedade rural quanto para os plantios realizados pela prefeitura em praças, parques, áreas verdes e áreas de preservação permanente, que são aquelas próximas a cursos de água e nascentes. O diretor Vitor Bragotto afirma que a parceria com o Consórcio PCJ também prevê a possibilidade de doação para municípios que integram as bacias PCJ. “Isso é muito positivo, pois toda a região é beneficiada quando ocorrem ações de preservação de recursos naturais”, destaca.

Os produtores rurais que tiverem interesse em recuperar áreas nas suas propriedades podem entrar em contato com o Departamento de Extensão Rural, por meio do telefone 3451-2550, ou pessoalmente. O departamento fica no Parque Cidade de Limeira (Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João).