Notícias
BEM-ESTAR ANIMAL
Confira como proteger animais de estimação do frio
29/07/2021 | 10h50
Confira como proteger animais de estimação do frio

Com as quedas de temperatura desta semana, os tutores de animais domésticos devem tomar algumas precauções para garantir o bem-estar dos seus companheiros. É o que orienta a diretora de Proteção e Bem-estar Animal da Prefeitura de Limeira, Josiane Silvestrini. 

 

De acordo com ela, a tendência é que animais de menor porte sintam mais frio que os maiores, no entanto a quantidade de pelos e de gordura corporal também interfere. Os cães podem usar roupas, e o tutor também pode oferecer casinha com almofadas e cobertas. Já os gatos se incomodam com roupas, mas costumam gostar de toquinhas em que eles entrem e se sintam protegidos.  “O mais importante é garantir que o animal não fique exposto ao relento sem proteção alguma”, salienta. 

 

Josiane alerta que não é indicado colocar roupas em animais errantes. “Existe o risco desse animal se enroscar e ficar preso”, diz. O ideal é oferecer uma casinha ou algum tipo de abrigo com almofada ou coberta para os animais de rua. 

 

No Canil Municipal, durante o inverno são colocadas roupas nos cães que aceitam e são oferecidas caminhas e cobertas. No Gatil são disponibilizadas caixas de papelão e cobertas. Além disso, as portas das baias coletivas ficam fechadas para evitar a entrada de correntes de ar mais frias durante a noite. 

 

CAMPANHA DO AGASALHO PET

 

Em uma iniciativa inédita, que foi idealizada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, a Prefeitura de Limeira realizou neste ano a Campanha do Agasalho Pet. A iniciativa ocorreu em parceria entre o Fundo Social e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Mais de 700 peças, entre cobertores, roupas e acessórios, foram arrecadadas. A campanha também recebeu mais de 2 toneladas de ração e 275 pacotes de petisco.

 

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, comentou que a distribuição dos itens arrecadados está sendo feita no Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA) e em ações itinerantes nos bairros. Já receberam a ação o Jd. Novo Horizonte, Jd. Aeroporto e Geada. Simone avalia que a recepção da população tem sido positiva. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais o Departamento de Proteção e Bem-estar Animal da população nos bairros”, afirma.

Notícias recomendadas para você