LEI MUNICIPAL
Vice e secretário acompanham programa de amamentação em escolas
28/07/2021 | 19h27
Vice e secretário acompanham programa de amamentação em escolas

A vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Educação, André De Francesco, visitaram ontem (27) os Centros de Educação Infantil, Stella Regina Furlan e Irmã Maria José de Jesus Silva, para acompanharem o programa “Escola de Peito”. O programa foi instituído por meio da lei municipal 6103/2018, de autoria de Erika, quando a vice ocupava o cargo de vereadora, e sancionada pelo prefeito Mario Botion.

A lei estabelece diretrizes para permitir o aleitamento materno no âmbito das instituições de ensino infantil de Limeira. As salas de amamentação foram instaladas nestas duas unidades ainda durante o primeiro governo de Mario Botion.
Segundo o secretário, a lei é extremamente importante, pelo fato do aleitamento materno ter uma função preventiva. “As escolas receberam o programa de forma bastante positiva”, observa.
O espaço das salas de amamentação é destinado também para as mães que tem seus filhos na escola, mas devido ao expediente precisam retirar o leite para oferecer à criança posteriormente. Para isso, as escolas estão equipadas para a estocagem, de acordo com as normas estabelecidas pelo Comitê de Aleitamento Materno e pelo Banco de Leite da Santa Casa.
As diretoras das escolas, Stella Regina Furlan e Irmã Maria José de Jesus Silva, respectivamente, Carolina de Oliveira Lopes de Souza e Maria Gorete dos Santos Damaceno, acreditam que a implantação da sala foi uma iniciativa importante para o incentivo ao aleitamento, inclusive controlado já no ato da matrícula, com ficha cadastral que auxilia no acompanhamento do programa.
Segundo Erika, num passo seguinte o objetivo é que o Comitê Municipal de Aleitamento Materno oriente e incentive as mães a participarem do programa previsto na lei.

SOBRE A LEI
A lei 6103/2018, determina que as instituições de ensino infantil pública e privada no âmbito do Município de Limeira deverão permitir a entrada de mães de crianças matriculadas para a amamentação no próprio local, com o objetivo de incentivar ações de promoção, proteção e apoio à amamentação continuada na rede municipal de ensino, a fim de garantir o direito do lactente à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.