CONTINGÊNCIA
Prefeitura está pronta para abrigar pessoas em situação de rua durante frente fria; ginásio de esportes também poderá ser usado
27/07/2021 | 18h02

Os termômetros em Limeira devem marcar - 3º na quinta (29) e na sexta-feira (30), conforme atualização do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). A chegada da frente fria deve aumentar a demanda pelos serviços de acolhimento da prefeitura.

O local de referência para pessoas em situação de rua é o Centro de Acolhida, que dispõe de camas para pernoite (divididas em alas feminina e masculina), cobertores e roupas de cama, ala para pessoas com suspeita de Covid-19, banheiros com chuveiro e refeitório. Esse espaço oferece 50 vagas, a média de ocupação é de 18 pessoas por dia (excedente de 32 leitos).

Há, ainda, a Casa de Convivência, destinada às pessoas que estão em processo de reinserção social ou que encontram-se debilitadas e precisam de cuidados. Este segundo serviço comporta até 28 pessoas, porém apenas 18 estão abrigadas (excedente de 10 leitos). Considerando-se ambos os espaços, a capacidade de atendimento, além dos já abrigados, é de aproximadamente 42 pessoas.

Esse trabalho inclui, ainda, a atuação das equipes de abordagem de rua, que recebem apoio da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil, e que estarão nas ruas de forma intensa nesta semana.

Porém, em caso de necessidade, a prefeitura já dispõe de um plano de contingência. Na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, acompanhados pelo vereador Betinho Neves, visitaram o Ginásio de Esportes Domingos de Felice, no Jd. Santo André.

O chefe do Executivo destacou que o ginásio de esportes poderá ser utilizado para receber eventualmente essas pessoas. “Como se aproxima uma onda de frio intenso, fora dos nossos padrões, estamos criando antecipadamente uma estratégia de contingência. Se houver demanda além da capacidade instalada, teremos como atender essas pessoas aqui no Santo André”, afirmou.

Betinho também aprovou o planejamento adotado por Botion. “Estamos nos antecipando, saindo na frente de outros municípios, muitas pessoas sofrem com o frio”, disse.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, afirmou que a estrutura atual da prefeitura é suficiente para atender a demanda. “Estamos 100% preparados e à disposição para o acolhimento”, frisou. Aucélia e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, também estiveram no ginásio de esportes.

ANIMAIS

Segundo Roberta Botion, o Centro de Acolhida vem sendo estruturado para abrigar os animais de estimação dos usuários. “Estamos destinando casinhas, roupinhas e ração arrecadados durante a Campanha do Agasalho Pet. Se a pessoa que procurar esse serviço precisar trazer seu cachorrinho, ele também será acolhido”, afirmou.

SERVIÇO

- O Centro de Acolhida fica na Rua Capitão Bernardes, 144, no Centro, e funciona a partir das 18h.

- O serviço de abordagem de rua do Ceprosom atende pelo telefone 3446-8333.

- Em caso de necessidade, a Defesa Civil também pode ser acionada pelos telefones 199 ou 153.