Vacinação contra gripe será remanejada para UBS Nova Suíça
15/07/2021 | 17h24
Vacinação contra gripe será remanejada para UBS Nova Suíça

A Secretaria de Saúde de Limeira informa que a partir desta sexta-feira (16) a vacina contra a influenza será disponibilizada exclusivamente pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Nova Suíça, que fica na Rua Vereador Samuel Berto, s/nº. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

A campanha contra a gripe começou em 12 de abril, e segundo Informe Técnico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), o encerramento estava previsto para 9 de julho. Porém, a orientação atual é seguir com a vacinação até quando durar o estoque de doses disponíveis.

Desde 21 de junho, a vacinação contra a influenza está aberta a toda população. Podem tomar a vacina, idosos, adultos, jovens e crianças (a partir dos 6 meses), independentemente de integrarem ou não grupos de risco. Para tanto, é necessário levar um documento de identificação com foto e o Cartão de Vacinação.

Aproximadamente, 67 mil pessoas já foram imunizadas no município, conforme balanço divulgado no dia 8. O índice de cobertura vacinal é de 61%. O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, destaca que a prefeitura adotou todos os esforços para facilitar o acesso à vacinação, com realização de plantões aos sábados, abertura de drive-thru e campanha de conscientização. “Neste ano, enfrentamos um grande desafio para executar a campanha da influenza, que precisou ser realizada simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. Porém, conseguimos abrir locais e horários alternativos de atendimento e cumprir o calendário vacinal”, frisou.

Recomendação

A Secretaria de Saúde alerta que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação simultânea das vacinas contra a Covid-19 e a gripe. É necessário aguardar o intervalo de 14 dias entre as doses. Para garantir o cumprimento desse prazo, a Secretaria de Saúde solicita às pessoas já vacinadas contra o coronavírus, o cartão de vacinação (cartão verde). O uso de máscara é obrigatório. Em caso de suspeita de Covid-19 ou de gripe, os munícipes não devem tomar a vacina.