EDUCAÇÃO AMBIENTAL
'Desligue o desperdício' é tema de campanha para economia de energia elétrica
07/07/2021 | 17h27
'Desligue o desperdício' é tema de campanha para economia de energia elétrica

A Prefeitura de Limeira lançou a campanha “Desligue o Desperdício”, que leva orientações sobre consumo consciente de energia elétrica.  A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos. A campanha será veiculada nas redes sociais da prefeitura e terá um foco nos prédios públicos, que receberão cartazes.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, reitera a importância da educação ambiental para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis. “O Poder Público não faz nada sozinho, nós contamos sempre com o apoio e participação da população. Por este motivo, é necessário levar informações e orientações corretas para as pessoas”, afirma.

“A economia de energia neste momento é fundamental. Há um risco muito sério no país de uma crise hídrica, portanto, toda a população deve colaborar”, assinala o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

Entre as recomendações da campanha, está a preferência pela iluminação natural. Quando for necessário o uso de luzes artificiais, o ideal é fazer a opção pela tecnologia LED, que consome menos energia que as lâmpadas fluorescentes e halógenas. Além disso, é fundamental desligar lâmpadas e equipamentos que não estiverem em uso.

Para quem faz uso de ar-condicionado fica a recomendação de regular a temperatura em torno de 23ºC e manter o ambiente fechado, de acordo com as orientações do fabricante. Já quem trabalha ou estuda com o computador sempre ligado deve desligar o monitor durante as pausas e, ao término do uso, desligar também o estabilizador, que caso contrário continua consumindo energia.

O chuveiro é um dos principais consumidores de energia na residência, por isso é importante reduzir ao máximo o tempo de banho. A máquina de lavar roupas e o ferro de passar devem ser acionados com a menor frequência possível.