PARTICIPAÇÃO POPULAR
Conferência de Saúde começa dia 16; inscrições para delegados podem ser feitas a partir do dia 12
07/07/2021 | 14h23

Com o tema “Democracia e Saúde, o SUS é Vida, o SUS é Nosso”, a 8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada entre os dias 16 e 31 de julho. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira e do Conselho Municipal de Saúde. Em razão da pandemia de coronavírus, toda a programação da conferência será transmitida pela página da prefeitura no YouTube. As propostas aprovadas durante o evento serão encaminhadas à conferência estadual.

A abertura ocorre no dia 16, a partir das 19h30, com a participação do prefeito Mario Botion, do secretario de Saúde, Vitor Santos, do presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari e da coordenadora da comissão organizadora da conferência, Ivanice da Silveira Santos. Na solenidade, os presentes irão abordar o lema deste ano: “Salvar vidas é ter um SUS de qualidade, fortalecer e garantir seu financiamento”.

Ainda na solenidade, os participantes serão informados sobre o regimento geral da conferência. E na sequência, haverá palestras com dois convidados, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto (20h10), e a integrante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), Mariana Alves Melo (20h50).

Objetivos

A conferência de saúde é uma instância democrática de debate, aberta a todos os segmentos da sociedade interessados no aperfeiçoamento da Política Municipal de Saúde. Segundo Ivanice, a conferência tem como finalidade a definição das diretrizes da política de saúde do município e suas estratégias de implantação.

“Trata-se de um momento de extrema importância, em que há a participação da população (Controle Social), para poder avaliar o funcionamento e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) e suas melhorias”, afirmou Ivanice. Na conferência, debatemos propostas a serem implementadas no município. Se elas forem aprovadas pelos delegados, poderão ser incluídas no Plano Municipal de Saúde”, completou.

Ferrari destacou a importância da conferência, conforme prevê a lei 8.142/1990. “O Conselho de Saúde e a Conferência de Saúde são as instâncias colegiadas que materializam a participação popular no SUS.” Ele observou que a realização da conferência é obrigatória e que ela deve ser feita a cada quatro anos. “É através dessa ação que podemos ouvir de forma isonômica a sociedade e criar metas e ações para os próximos anos”, mencionou.

Para facilitar as discussões, a conferência será dividida em seis eixos temáticos, são eles: “Atenção Básica à Saúde”, “Vigilância à Saúde”, “Controle Social”, “Assistência Hospitalar”, “Atenção Secundária à Saúde” e “Recursos Humanos”. Esses temas poderão ser discutidos por delegados natos (membros do Conselho Municipal de Saúde), delegados inscritos e homologados (aqueles participaram dos eixos temáticos), munícipes e convidados.

A plenária final será no dia 31 de julho, das 8h às 12h. A participação será aberta a toda população limeirense. Porém, para ser delegado e ter direito a voto, é necessário fazer a inscrição no período de 12 a 26 de julho, pelo link: www.limeira.sp.gov.br/conferencia. As inscrições serão avaliadas e homologadas posteriormente pela comissão organizadora. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-9676 ou pelo e-mail: 8conf.saude@limeira.sp.gov.br.

Confira a programação:

16/7 - 19h30

Abertura

20h10 – palestra com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, sobre o tema “Democracia e Saúde, o SUS é vida o SUS é nosso e Controle Social”;

20h50 – palestra com a assessora técnica do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), Mariana Alves Melo, sobre o tema “Financiamento do SUS”;

19/7 - das 19h às 21h

Tema: Atenção Básica à Saúde;

20/7 - das 19h às 21h

Tema: Vigilância à Saúde;

21/7 - das 19h às 21h

Tema: Assistência Hospitalar;

22/7 - das 19h às 21h

Tema: Controle Social;

23/7 - das 19h às 21h

Tema: Atenção Secundária à Saúde;

26/7 - das 19h às 21h

Tema: Recursos Humanos;

Credenciamento - das 8h às 8h30

Plenária Final – das 8h30 às 12h.