FORMAÇÃO
Prefeito abre terceira edição de Encontro de Educação Continuada
07/07/2021 | 13h29
Prefeito abre terceira edição de Encontro de Educação Continuada

O prefeito Mario Botion abriu, hoje (7), a terceira edição do Encontro Municipal de Educação Continuada (Emec), promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação. O evento ocorre hoje e amanhã (8), on-line, e é direcionado a professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino. Neste ano, o tema do Emec é “Um jeito novo de caminhar, mas o mesmo propósito: Ensinar”.

A importância do encontro, desde a sua concepção, foi um dos pontos destacados pelo chefe do Executivo. “O Emec tem se mostrado importante desde o início por permitir essa troca de experiência para tornar aquilo que já é feito com qualidade ainda melhor. O resultado final é a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”, afirmou Botion. Ele também enalteceu o trabalho da Secretaria de Educação e da rede municipal neste sentido.

Ainda conforme o prefeito, há anos a educação e a rede municipal se empenham em melhorar o ensino no município. “Desde o início da nossa gestão, em 2017, investimos na formação dos professores. Somente em 2021, foram 67 ações formativas e mais de 560 horas de capacitação que a secretaria disponibiliza para os educadores”, observou. Botion ainda agradeceu o empenho da rede nesse momento de pandemia.

Também presente na abertura do III Emec, o secretário de Educação, André De Francesco, agradeceu o trabalho da secretaria, da rede e dos parceiros que ajudaram na organização do encontro, principalmente durante o período pandêmico. “Também agradeço o apoio incondicional do prefeito Mario Botion, que auxiliou nos avanços da educação em Limeira nos últimos anos”, disse ele.

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, o Emec representa o diálogo e a formação contínua da rede municipal. “Com a pandemia, a rede encontrou novas maneiras de ensinar, mas com o mesmo propósito e compromisso de sempre. Apesar das situações difíceis, não desanimamos e estamos caminhando. Tenho certeza que o Emec trará grandes contribuições para os educadores”, falou.

O EMEC

O Encontro de Educação Continuada faz parte do calendário escolar e, neste ano, deve contar com a participação de mais de 2 mil educadores, entre professores, coordenadores e diretores da rede municipal. O encontro prevê a realização de quatro palestras. A primeira, realizada hoje pelo licenciado pela Unesp e mestre pela USP, Ton Ferreira, tem como tema “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”.

As palestras são transmitidas pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube (www.youtube.com/educacaolimeira). Durante o Emec, haverá oficinas com diversas temáticas e relatos de experiências de práticas de docentes da rede. Confira a programação das palestras:

7/7 – 8h30

Tema: “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”

Palestrante: Ton Ferreira, licenciado em Matemática pela Unesp, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e mestre em Ciências pela USP. Atua há mais de 15 anos como consultor educacional e de negócios.

7/7 – 13h30

Tema: “Desenvolvimento de competências socioemocionais: relações entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias”

Palestrante: Cynara Vilas Boas, psicóloga da Prefeitura de Jacareí e formadora do Estado de São Paulo pela Undime/Instituto Ayrton Senna

8/7 – 8h30

Tema: “A relação escola e família: interações que transformam”

Palestrantes:

– Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva: graduado em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É professor do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da mesma universidade. Atualmente, desenvolve atividades no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (Cerlis), Université Paris V – Descartes. Autor e organizador do e-book “Quando os olhos se abrem: educação infantil em contexto”

– Fabiana Marini Braga: graduada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e atua como coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

– Roseli Rodrigues de Mello: formada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado na área de Educação pela mesma universidade. Desenvolveu pós—doutorado em Sociologia e Educação na Comunidade de pesquisa em Excelência para Todos (Crea) da Universidade de Barcelona. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar, professora de pós-graduação em Educação. Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

8/7 – 13h30

Tema: “Linguagem verbal: produção histórica e cultural, constitutiva de sujeitos, da subjetividade e do conhecimento”

Sinopse: roda de conversa sobre o contexto educacional do município e o modo de conceber a linguagem verbal como produção histórica e cultural

Mediadoras:

– Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto: graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep e doutorado em Educação pela Unicamp. É professora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Ddelart) da Unicamp

– Janaína de Souza Silva: professora formadora da Secretaria de Educação, formada em Pedagoga pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca Faculdades), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutoranda também em Educação, pela Unicamp.