CORONAVÍRUS
População geral com 51 anos ou mais começa a ser vacinada nesta quinta
16/06/2021 | 16h44
População geral com 51 anos ou mais começa a ser vacinada nesta quinta

A Prefeitura de Limeira começa nesta quinta-feira (17) a vacinação da população geral com 51 anos ou mais contra a Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde, a imunização estará disponível em todos os pontos de vacinação – Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa, Hipólito 1, Planalto, Aeroporto, Rubi e Cecap, além dos drive-thrus do Estádio Limeirão e do Parque Cidade.

Para receber a vacina, a população deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Para outros grupos prioritários, também é necessário ter em mãos documento específico que comprova situação. A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a se cadastrarem previamente no Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o procedimento de vacinação.

Paralelamente, seguem sendo vacinadas as pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, em terapia renal substitutiva; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; motoristas do transporte coletivo – todas as pessoas desses grupos devem ter mais de 18 anos; e trabalhadores da educação com 25 anos ou mais.

TRABALHADORES DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde também anunciou que os profissionais da saúde acima de 18 anos que têm Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ativo ou que fazem procedimentos invasivos ou de coleta de material orgânico para diagnóstico de doenças humanas não precisam mais fazer agendamento.

Agora, para receber a primeira dose do imunizante, basta comparecer em um ponto de imunização e apresentar um documento de identificação do Conselho de Classe, o comprovante de vínculo de trabalho em Limeira, além do documento de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

A pasta informou, ainda, que os demais trabalhadores da saúde em atividade acima de 18 anos também começam a ser vacinados nesta quinta. Eles devem apresentar os documentos pessoais, carteira de trabalho ou outro documento que comprove o vínculo empregatício. A lista de profissionais inclusos nessa categoria pode ser consultada no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao).

GESTANTES E PUÉRPERAS

Outra mudança anunciada pela Secretaria de Saúde é que as gestantes e puérperas acima de 18 anos, com ou sem comorbidades, passarão a ser vacinadas exclusivamente na Vigilância Epidemiológica (Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650, Centro). Para as gestantes, não é necessário mais fazer agendamento prévio. A nova orientação visa evitar aglomerações nos outros pontos e agilizar a vacinação para esse público.

As gestantes devem apresentar carteira de acompanhamento pré-natal e original e cópia de uma indicação assinada por um médico de que pode receber a vacina. Já as puérperas (até 45 dias após o parto), precisam apresentar declaração de nascimento da criança. As gestantes e puérperas que têm comorbidades também devem apresentar declaração de comorbidade assinada por médico.

DOSES

O município recebeu hoje (16) o 29º lote de vacinas contra a Covid-19. Foram mais 810 doses da CoronaVac/Instituto Butantan e 6.600 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes serão utilizados para prosseguir a vacinação nos grupos prioritários anunciados até então. Ao todo, o município já recebeu 158.367 doses de vacinas, sendo 74.545 da CoronaVac, 80.090 da AstraZeneca e 3.732 da Pfizer.

Vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários

UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h:

Nossa Senhora das Dores 1 – Rua Frei João das Mercês, 50

Planalto – Rua Prof. Hely de Almeida Campos, s/nº

Jd. Aeroporto – Rua Antônio de Luna, s/nº

Pq. Hipólito 1 – Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº

Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366

Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº

Residencial Rubi – Rua Professora Maria Expedita, 100

Drive-thrus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h:

Estádio Major José Levy Sobrinho – Rua Dr. Belmiro Fanelli (em frente à bilheteria)

Parque Cidade (ao lado da Biblioteca Municipal e do Vô Lucato) – acesso pelas ruas João Kühl Filho e Dr. José Botelho Veloso