PREVENÇÃO
Prefeitura libera vacinação contra gripe para pessoas de 50 anos ou mais; locais de vacinação sofrem alterações
14/06/2021 | 18h18

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, abre a partir de amanhã (15) a vacinação contra a gripe para o público em geral com 50 anos ou mais. Até então, só podiam ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos ou que integravam os grupos de risco.

Outra importante alteração também entra em vigor nesta terça-feira. O drive-thru no Parque Cidade e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cecap deixam de vacinar contra a influenza para se dedicarem à vacinação contra o coronavírus. Além desses dois locais, a UBS Morro Azul não será mais ponto de vacinação contra a influenza. Com as mudanças, a estrutura de vacinação terá continuidade em seis UBSs.

Paralelamente aos munícipes com 50 anos ou mais, segue a vacinação para pessoas com comorbidade, professores, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças até 6 anos, gestantes, puérperas e indígenas. No grupo das pessoas com comorbidades, são consideradas as seguintes doenças: diabetes (diabetes Mellitus tipo I e II em uso de medicamentos), doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica, pessoas com imunossupressão, obesos (obesidade grau III), transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias. Para tanto, é necessário apresentar uma prescrição médica.

RECOMENDAÇÃO

A Secretaria de Saúde alerta que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação simultânea das vacinas contra a Covid-19 e a gripe. É necessário aguardar o intervalo de 14 dias entre as doses. Para garantir o cumprimento desse prazo, a Secretaria de Saúde solicita às pessoas já vacinadas contra o coronavírus, o cartão de vacinação (cartão verde). Além disso, é necessário levar um documento de identificação com foto e o Cartão de Vacinação. O uso de máscara é obrigatório. Em caso de suspeita de Covid-19 ou de gripe, os munícipes não devem tomar a vacina.

Confira os pontos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

UBS Nossa Senhora das Dores 2 - Av. Vitório Bortolan, 1.080

UBS Tatu - Rua Jacob Degaspari, 71