Notícias
19 DE JUNHO
Faculdades Einstein lançam Guia do Patrimônio Cultural de Limeira; apoio é da Prefeitura
11/06/2021 | 14h11
Faculdades Einstein lançam Guia do Patrimônio Cultural de Limeira; apoio é da Prefeitura

No próximo dia 19, às 14h, as Faculdades Integradas Einstein de Limeira, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, lançam virtualmente o Guia do Patrimônio Cultural de Limeira.

A iniciativa é parte do Programa de Apoio à Pesquisa e Iniciação Científica das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (PAPIC), realizada com alunos Beatriz Salviato Claudiano, Franciellen Taboga, Kezia Caroline Fagundes Dias e Jorge Luis dos Santos, discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Dr. João Paulo Berto.

A publicação virtual apresenta 37 bens culturais de Limeira (entre prédios e conjuntos arquitetônicos) em seus aspectos formais, simbólicos e de uso, lançando um olhar para espaços pouco valorizados da cidade e fornecendo indícios para a compreensão da identidade plural limeirense.

O Guia, de livre acesso, é uma iniciativa inédita na cidade  e conta com a consulta em diversas instituições, como a Biblioteca Paulo Masuti Levy, o Museu Major José Levy Sobrinho, o Arquivo e Memorial da Câmara Municipal de Limeira, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Biblioteca  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Centro de Memória-Unicamp, o  Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo, o Museu Eclesiástico da Diocese  de Limeira e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O lançamento da publicação acontece em uma mesa virtual aberta ao público e recebe, além dos nomes já citados, as presenças do Prof. Dr. Marcos Tognon (IFCH - Unicamp), Erika Hembik Borges Fioretti (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), Prof.ª Dr.ª. Alessandra Argenton Sciota (Condephali/Faculdades Integradas Einstein de Limeira), Prof.ª M.ª Danielle Skubs (Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo) e os professores e coordenadores científicos do PAPIC, Dr. Victor Baldan e Dr. Homero Ferrari. O acesso acontece pelo link https://www.youtube.com/channel/UCUHbyO3R_we7s_qIF7MlwGQ.

Já o acesso ao Guia acontece pelos sites das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (http://www.einsteinlimeira.com.br/portal/) e do Museu Major José Levy Sobrinho (https://www.limeira.sp.gov.br/museu/), a partir de seu lançamento.

Notícias recomendadas para você