Notícias
MAIO LARANJA
Capacitação on-line encerra campanha "Escutar é proteger"
28/05/2021 | 17h31
Capacitação on-line encerra campanha

A Prefeitura de Limeira realizou nesta sexta-feira (28) a formação on-line “Desafios do atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual em tempos de pandemia”. A capacitação marca o encerramento da campanha “Escutar é proteger”, iniciativa do Ceprosom, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com apoio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) “Davi Arantes”. 

A atividade teve a participação da presidente da autarquia, Maria Aucélia Damaceno, e de 103 pessoas, entre profissionais da assistência social, educação, saúde, organização da sociedade civil, conselhos de direitos, estudantes de Limeira e outras cidades, como Cordeirópolis e Lins. “A sexualidade ainda é considerada um tabu em muitas famílias, mas é necessário que abordemos esse tema para evitar que a violência sexual aconteça. E isso se dá por meio de educação e capacitação, ainda mais para profissionais que lidam com crianças e adolescentes e em tempos de pandemia”, afirma Aucélia.

Durante a formação foram abordados vários temas, como abuso sexual, exploração sexual, como identificar possíveis sinais de violência sexual em crianças e adolescentes, como se dá a atuação profissional com esse público em tempos de pandemia, rede de atendimento, canais de denúncia. “A finalidade desta ação foi possibilitar aos profissionais e estudantes da área o conhecimento e formas de pensar sobre o enfrentamento à violência sexual. O resultado foi a aproximação dos atores da rede na oferta de atendimento humanizado e na escuta da criança e do adolescente”, destaca a coordenadora do Creas, Joice Campos.

A capacitação foi transmitida no Youtube e está disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=_8XJRyy2SKs. A atividade contou com as facilitadoras Camile Benato Diogo, Tatiana Boretto Dalfré e Dayane Cerigatto.

CAMPANHA

A campanha “Escutar é proteger” divulgou, nos canais oficiais da prefeitura, uma série de vídeos para alertar a população sobre a necessidade de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes. Os vídeos apresentaram entrevistas com especialistas da área trazendo informações sobre os tipos de violência, como identificar os casos e como procurar ajuda. 

A campanha teve início no dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Notícias recomendadas para você