EMPODERANDO ARQUIVOS
Prefeitura celebra Semana Nacional de Arquivos com programação virtual
27/05/2021 | 09h34
Prefeitura celebra Semana Nacional de Arquivos com programação virtual

A Semana Nacional de Arquivos, estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), será celebrada entre os dias 7 e 11 de junho. O evento promove sua 5ª edição este ano com o tema “Empoderando Arquivos”. O intuito é aproximar o público do Arquivo Geral como potencial fonte histórica, cultural e de pesquisa, além de ser um importante recurso no tocante à cultura da transparência, fomento ao controle social e ao exercício da cidadania, e ainda como instrumento a serviço da gestão pública.

Este ano a Prefeitura de Limeira participa pela terceira vez do evento. Durante a semana, a Secretaria Municipal de Administração, por meio do Arquivo Geral, realizará diversas ações em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no dia 9 de junho.

A pasta inicia o cronograma de atividades com o lançamento da fanpage “Arquivo Geral da Prefeitura de Limeira – SP” que trará uma série de publicações a fim de evidenciar  o cotidiano do setor e a gestão dos acervos sob sua custódia, além de dicas e tutoriais sobre boas práticas no manuseio de documentos.

No grupo “Servidor Ativo”, no Facebook, serão feitas divulgações para o público interno acerca das experiências vividas pelos servidores no dia-a-dia no Arquivo Geral, informações pertinentes ao acervo e entrevistas relativas ao tema.

No dia 7 (segunda-feira), das 9h às 12h e das 14h às 16h, serão realizadas duas lives no YouTube da Prefeitura de Limeira.

No período da manhã, com o tema “O papel do arquivo para as instituições públicas e para a sociedade” a ação contará com a participação do Profº Doutor João Paulo Berto (Centro de Memória – Unicamp), a arquivologista e mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Ana Paula Santos Ramos (Prefeitura de Camaçari/BA) e a assessora Dalila Ferreira de Alencar (Divisão de Patrimônio Documental - Prefeitura de Limeira). No período da tarde, a live traz o tema “A rotina do Aquivo Geral da Prefeitura Municipal de Limeira e a gestão de documentos” com a presença da chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos, Giane Tavares Gonçalves Boscolo (Câmara Municipal de Limeira), a Gerente da Divisão de Patrimônio Documental e Arquivo Geral, Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres (Prefeitura de Limeira) e do executivo público do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Júlio Couto Filho.

Dentre os dias 8 a 11 de junho, as pessoas que vierem a recepção do Paço Municipal poderão acompanhar a exposição de documentos custodiados pelo Arquivo Geral da Prefeitura, com o tema "Do passado ao presente: Limeira no combate à epidemia de varíola no século XX", paralelo entre a epidemia do século XX e a pandemia do século XXI.