DUO PASSIM
Artistas limeirenses lançam single "Beira de Mato" nesta sexta-feira
25/05/2021 | 13h57
Artistas limeirenses lançam single

Os artistas limeirenses Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, que formam o duo Passim, lançam nesta sexta-feira (28), nas plataformas digitais, o single “Beira de Mato”, uma composição de Gui Silveiras e André Fernandes. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A canção “Beira de Mato” destaca a alma caipira e a convivência com a natureza e está alinhada à concepção artística do novo disco que valoriza a influência do mundo ibérico na música brasileira. “O caipira, o regional e o sertanejo dialogam com as influências ibéricas e trouxeram a temática bucólica que estávamos buscando para o disco, representando o colorido e a simplicidade do interior, que é onde o Passim nasceu”, comenta a cantora Jacque Falcheti.

“Fiz questão de trazer uma sonoridade modal para o arranjo de ‘Beira de Mato’, porque isso é uma das grandes características das músicas de cultura popular. E também temos a influência do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna, desde a década de 70, que tinha esta vontade de ser uma arte erudita brasileira calcada na cultura popular. Tudo isso tem muito a ver com o trabalho do Passim, pois a nossa formação tem instrumentos musicais acústicos de origem clássica. E ‘Beira de mato’ nos deu abertura para fazer a nossa ‘música camerística popular brasileira’ de maneira plena”, diz o músico Flávio Vasconcelos.

O projeto apresenta ainda a série “Faixa a Faixa - Passim II”, lançada no canal do YouTube (www.youtube.com/duopassim), na qual os músicos conversam sobre cada uma das músicas do novo disco, trazendo memórias, afetos e histórias por trás das composições e a escolha das canções.

A gravação conta com a participação especial da cantora Monica Salmaso e integra o segundo disco “Passim II”, que será lançado em junho. O projeto contou também com live sessions gravadas no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva.

A direção musical é da cantora, arranjadora e compositora Andrea dos Guimarães. Na instrumentação, Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (violão e voz) são acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé, flauta) e Rui Kleiner (bandolim).