CONSULTÓRIO NA RUA
Começa programa de saúde para população em situação de rua
18/05/2021 | 17h23
Começa programa de saúde para população em situação de rua

Viaduto Laranjeiras, no Centro, e uma área verde do Jd. Alvorada foram os dois primeiros locais escolhidos para receber o Consultório na Rua – programa da Prefeitura de Limeira que visa oferecer atendimento de saúde às pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte do plano de governo do prefeito Mario Botion, que na semana passada, conheceu o veículo adaptado que irá circular pela cidade.

A equipe do Consultório na Rua é interdisciplinar, formada por profissionais ligados ao Caps AD, são eles: a assistente social Patrícia Ap. Rosário Sabino, o clínico geral João Pedro Evangelista, o psicólogo e coordenador do Caps AD, Carlos Alberto Jacintho e a terapeuta ocupacional Ana Carolina Farto Agapito.

Neste primeiro dia, esses profissionais receberam apoio da UBS do Jd. Nova Suíça, durante a visita ao Jd. Alvorada, porém em caso de necessidade, outras instâncias da prefeitura poderão ser demandadas, como o Ceprosom, o Samu e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, acolhimento aos usuários de drogas, mediação para encaminhamento à Rede Municipal de Saúde e serviços especializados, coleta de exames, entrega de insumos de proteção à saúde, dispensação de medicamentos e ações preventivas.

Segundo Ana Carolina, nessa primeira fase a ideia é visitar os locais mapeados, conhecer suas especificidades e colocar os recursos do Consultório de Rua à disposição, sem, no entanto, fazer uma abordagem mais direta – o que poderia afugentar o público a ser atendido. “Será um trabalho a longo prazo, pois essas pessoas geralmente têm bastante resistência aos atendimentos de saúde”, frisou.

Após esse percurso, que envolve o estabelecimento de vínculos, a terapeuta ocupacional destaca que o Consultório de Rua proporcionará um “ganho enorme”, principalmente em relação ao tratamento e prevenção de doenças como tuberculose e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no caso, HIV e sífilis.

Ana Carolina falou, ainda, sobre a satisfação de iniciar o programa nesta terça-feira, 18 de maio, quando se comemora o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. “Estamos cuidando dessas pessoas no espaço onde elas estão, que é a rua”, disse em alusão à data.

O Consultório na Rua integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e circulará por pontos estratégicos da cidade dois dias por semana, das 8h às 17h.