RUAS COMPLETAS
Limeira é selecionada para integrar rede comprometida com o trânsito
14/05/2021 | 16h44
Limeira é selecionada para integrar rede comprometida com o trânsito

Limeira está entre as 20 cidades que irão integrar o projeto Ruas Completas SP – uma rede de cidades paulistas comprometidas com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito. O anúncio de que o município vai compor o projeto foi feito nesta sexta-feira (14). “Isso é resultado das entregas positivas que fizemos ao longo da nossa gestão. Os números melhoraram e fomos contemplados com a segunda fase do programa, que consiste num acompanhamento técnico. Estamos satisfeitos, pois a escolha de Limeira comprova a eficiência da administração municipal e toda preocupação em melhorar a segurança no trânsito”, destaca o prefeito Mario Botion.

A iniciativa vai oferecer nos próximos cinco anos apoio técnico a projetos, ações e estratégias de segurança viária de 20 cidades no Estado de São Paulo. Limeira receberá apoio específico e capacitações oferecidas pelas organizações que lideram a rede - WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

O anúncio acontece em pleno Maio Amarelo, mês que chama atenção para a urgência de ações pela segurança no trânsito em todo o mundo. E, ao longo dos anos de 2021 a 2025, as cidades escolhidas – dentre elas, Limeira - contarão com capacitações e apoio técnico a projetos com base na abordagem de sistemas seguros, que parte da premissa de que lesões e mortes no trânsito são evitáveis. Mais ainda: de que a responsabilidade é compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário.

Antes da seleção para o acompanhamento técnico, o município já havia participado de uma outra etapa do Movimento Respeito à Vida. Na ocasião, recebeu cerca de R$ 1,6 milhão. “Com o recurso, implantamos semáforos e ampliamos algumas rotatórias. Esses investimentos trouxeram melhorias, como, a redução no número de acidentes e de mortes no trânsito. E, portanto, fomos escolhidos para compor as cidades que receberão a partir de agora o acompanhamento técnico”, comenta o prefeito.

Além de Limeira, integram a rede as seguintes cidades: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.